Prefeitura de Eusébio inicia obras de implantação da rede de abastecimento d’água no Jabuti Km 19

terça-feira | 14/07/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iniciou a implantação da rede de abastecimento d’água no bairro Jabuti Km 19. Serão 33 quarteirões beneficiados com água potável, trazendo mais saúde e qualidade de vida para a população, numa extensão de 15.122 metros de rede. Os trabalhos foram iniciados pela Avenida Gilmar Amora Ponte, entrada da adutora da Cagece no bairro, que será agora ramificada para todas moradias. A adutora segue pela Avenida 23 de junho.

Segundo o secretário de Obras, Sebastião Albuquerque, a obra vem garantir segurança hídrica e amplia a oferta de água para a localidadebeneficiando a população da localidade com o reforço no abastecimento. “Essa é uma conquista para a população do Jabuti km 19. Fruto do trabalho que a Prefeitura vem fazendo a alguns anos junto aos órgãos estaduais e federais. A burocracia foi um empecilho, que graças a Deus foi superado. Os canos da adutora foram instalados por baixo da rodovia BR-116 e finalmente a população agora terá água em suas torneiras”, destaca.

A adutora tem uma bitola de 250mm e como o sistema funciona por pressão, a Secretaria de Obras está implantando três tipos de encanamentos. Primeiramente está instalando canos de 150mm na Avenida Gilmar Amora Ponte, até a rua dos Morais;depois de 100mm, na Rua dos Morais e Avenida 23 de junho e por último de 60mm nas demais ruas, “dessa forma a água chegará com maior pressão emais rápido nas regiões centrais e nas áreas mais elevadas”, detalha.

História

Para solucionar o abastecimento d’água no Jabuti km 19, inúmeras barreiras tiveram que ser superadas para chegar ao atual panorama, umadelas foi ultrapassar a burocracia dos órgãos federais. A razão é porque a adutora mais próxima da comunidade fica exatamente do lado contrário da BR-116 e para chegar ao bairro teria que cruzar a via federal, o que atrasou o processo. A saída encontrada foi realizar a travessia da rede pelo Método Não Destrutivo (MND). Após muita negociação por parte da Prefeitura de Eusébio, primeiro com o DNIT para a liberar a execução da obra na Via Federal e depois com a Cagece para a elaboração do projeto e sua execução, finalmente a vitória foi alcançada.