Prefeitura de Eusébio lança chamada pública de seleção municipal para compor banco de formadores do MAISPAIC

quarta-feira | 27/04/2022
As inscrições acontecem até esta quinta-feira (28) de forma online

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) divulga a Chamada Pública Nº 01/2022 tornando público a realização de uma seleção municipal para composição de banco de formadores da Rede Municipal de Ensino no âmbito do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (MAISPAIC). A seleção está apoiada na Lei nº 15.276, de 28 de dezembro de 2012, que trata de Bolsas de Pesquisa e Extensão Tecnológica no âmbito do Programa. As inscrições acontecem até esta quinta-feira (28) de forma online.

Os profissionais aprovados atuarão como formadores nos Eixo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º anos – Língua Portuguesa e Matemática), Eixo dos Anos Finais do Ensino Fundamental (Ciências da Natureza) e no Eixo de Gestão e Avaliação, nas áreas de Gestão e/ou Avaliação com o intuito de realizar ações pedagógicas a partir de formações continuadas de professores e gestores escolares.

Os candidatos selecionados farão parte do Banco de Bolsistas do Programa de Aprendizagem na Idade Certa – MAISPAIC, da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, e poderão ser convocados (as) para o desenvolvimento e execução das atividades do Programa, conforme as necessidades de cada Eixo.  O Programa de Aprendizagem na Idade Certa – MAISPAIC, da Secretaria da Educação do Estado, que anteriormente foi criado como Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC, tem por objetivo principal a cooperação entre Governo do Estado e os 184 (cento e oitenta e quatro) municípios cearenses.

A atual seleção está apoiada nas prerrogativas do programa que estabelece como finalidade primordial o apoio técnico, financeiro e pedagógico aos municípios, visando ampliar as oportunidades de desenvolvimento da aprendizagem das crianças dos alunos do Anos Iniciais (4º e 5º anos /Língua Portuguesa e/ou Matemática), Anos Finais do Ensino Fundamental (Ciência da Natureza), assim como ampliar a qualificação da Gestão Escolar (Diretores, Coordenadores e/ou Técnicos Pedagógicos) na perspectiva da Avaliação do Desempenho Escolar e suas interfaces, consequentemente e nesse ínterim, ainda proporcionar a melhoria da qualidade da aprendizagem, garantindo a equidade no ensino-aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino, por meio de um conjunto de ações definidas e organizadas pelo Programa nos eixos citados.

Podem participar do processo, servidores públicos ou não, residentes no município ou não, que tenham preenchido a ficha de inscrição preenchida e enviada corretamente através da via descrita no edital (em anexo)

O formador deve responsabilizar-se pelo processo de formação municipal nas áreas de atuação do Eixo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Eixo dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Eixo de Gestão e Avaliação; Corresponsabilizar-se com a equipe técnica da CREDE/SME pelas produções e envio matrizes dos materiais que serão usados nos encontros presenciais e no ambiente virtual dentro do prazo estipulado pela coordenação do Eixo; Participar integralmente de todas as ações promovidas pela Secretaria de Educação de Eusébio e a coordenação da CREDE, vinculadas ao processo de formação, como: reuniões, planejamentos, encontros, seminários, dentre outros; apropriar-se de todos os conteúdos que serão abordados nos encontros formativos do Programa MAIS PAIC, bem como, os demais materiais estruturados adquiridos pelo município e ter disponibilidade exclusiva para o horário de formação semanal/mensal a ser cumprido no exercício da função (40 horas) semanais.

O processo de seleção constará de 02 (duas) etapas, sendo ambas de caráter eliminatório: A Primeira Etapa será a avaliação do Curriculum e da experiência profissional do candidato e a segunda Etapa será uma entrevista com o candidato, exclusiva para os aprovados na primeira etapa. A análise do currículo terá pontuação máxima de 15 pontos e da Certificação de capacitação no Programa MAIS PAIC 10 pontos. Já a comprovação de experiência, na área/componente/série do eixo de atuação, 10 pontos. Segundo entrevista com o Candidato. 25 pontos, totalizando 60 pontos. Será considerado aprovado para a segunda etapa o candidato que obtiver a pontuação mínima de 25 pontos e será considerado aprovado neste Processo de Seleção o candidato que obtivera pontuação mínima de 35 pontos.

Inscrições

As inscrições acontecem nesta quarta (27) e quinta-feira (28), neste LINK. No ato da inscrição, os candidatos deverão enviar os documentos digitalizados e anexados, em um único PDF, na seguinte ondem ao link de inscrição: Ficha de inscrição devidamente preenchida, indicando o eixo pretendido e a área pretendida; Cópia digitalizada do RG, CPF, comprovante de endereço e certificado de nível superior e da pós-graduação de maior titulação; Curriculum Vitae; Declaração de experiência, expedida por entidade ou instituição credenciada, assinada por representante legal, no mínimo de 03 anos para os Eixos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; os Anos Finais do Ensino Fundamental; Comprovação de experiência profissional na área de Gestão Escolar e/ou Avaliação Educacional (exclusiva para o Eixo de Gestão e Avaliação).

Faça sua inscrição aqui.

VEJA AQUI A CHAMADA PUBLICA