Prefeitura de Eusébio participa do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

quinta-feira | 26/10/2023
Fotos: Levy Oliveira/PME

Nesta quinta-feira (25) a cidade de Fortaleza sediou o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes para Prefeituras. O Fórum, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Fortaleza foi realizado no Auditório da Secretaria da Fazenda e contou com representantes de quase 50 municípios e participação de empresas ligadas a tecnologia digital como 1Doc, Aprova, iFractal, dentre outras.

No Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, o prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves ministrou palestra apresentando a experiência do município na área de inovação tecnológica. A gestão busca acima de tudo criar uma tecnologia voltada para favorecer a inteligência de negócios, como destaca o prefeito Acilon Gonçalves. “Nós começamos a fazer um trabalho buscando acima de tudo criar uma tecnologia voltada para favorecer a inteligência de negócios. Só se faz uma cidade inteligente você trabalhando todos os processos que você já tem e utilizando a tecnologia para melhorar esses processos. O maior erro que se faz é quando você busca substituir os processos pela tecnologia. O que tem que fazer é trabalhar os dois sinergicamente. E, sempre buscando a inovação”, disse.

A inteligência de negócios está ligada ao cadastro de cidadãos e cidadãs; cadastros de georreferenciamento dos imóveis existentes no município; cadastro de empresas existentes na cidade. A inovação tecnológica faz parte do dia a dia do eusebiense que pode fazer tudo de casa, mas que também pode ser feito presencialmente na Praça de Atendimento da Secretaria de Finanças de Eusébio (SEFIN) que dispõe de vários serviços da vigilância sanitária e da Autarquia do Meio Ambiente. Outro ponto importante da inovação tecnológica no município é o Protocolo único, por meio do sistema Godocs. O prefeito Acilon Gonçalves reforça que todo e qualquer documento tem que ser via sistema on line.”Só tramita documento na cidade pelo Protocolo único por meio do Godocs, tudo tem que ter tramitado via digital”, disse.

Ainda durante a palestra o prefeito de Eusébio elencou os projetos existentes no município como por exemplo: TRUE, Cesta básica, Aluguel social, Renda mínima e o Programa de Vulnerabilidade Social (PRV), projetos que são controlados pelo sistema de informação. O Prefeito de Eusébio, recebeu certificado de Prefeito Inovador.