Prefeitura de Eusébio pede a população que fique em casa e respeite o isolamento social

segunda-feira | 23/03/2020

A Prefeitura de Eusébio lançou uma campanha das redes sociais destacando que o isolamento social é a principal medida contra a contaminação do Coronavírus, aconselhando que as pessoas permaneçam em suas casas. Algumas medidas simples estão sendo utilizadas pela população de países do primeiro mundo, como na Alemanha, para conter a pandemia do Coronavírus.

Mesmo adotando medidas de isolamento social, eles verificaram que o número de casos não foi reduzido de forma drástica como esperavam e as pessoas mesmo isoladas estavam sendo contaminadas. Eles verificaram que o que estava ocorrendo é que a própria população estava levando o vírus para dentro de casa, quando precisava sair por algum motivo do isolamento.

Na Europa e em alguns lugares aqui mesmo no Brasil, eles estão utilizando uma solução simples deágua sanitária (20 ml para cada 1 litro de água). Na porta de casa, colocam um pano umedecido com essa solução para que a pessoa que saiu de casa limpe seus pés antes de entrar em casa e em seguida, deve seguir as outras medidas de segurança.

Também podem ser limpas com água sanitária as partes do carro tocadas. Importante também limpar a casa com água sanitária, mata o vírus com rapidez. Quanto as outras medidas, quem sair de casa o ideal é que tenha um local, fora de casa,onde possa trocar a roupa e levar as mãos antes de entrar em casa. Se não der para lavar as mãos na área externa, evitar de tocar nos objetos de dentro de casa e ir direto lavar as mãos e outras áreas expostas. Se possível, já deve tomar banho. E também é importante limpar o celular com álcool a 70%.

As roupas têm menos potencial de transmissão, mas também podem armazenar o vírus. Outro cuidado importante é higienizar os produtos trazidos do supermercado. As embalagens podem ser limpas com uma solução de água sanitária. E os alimentos devem ser lavados e mergulhados em solução de hipoclorito ou água sanitária.

Outras medidas são: não cumprimente crianças, cônjuges ou outras pessoas que morem na casa antes de trocar de roupa e lavar as mãos; mochilas e bolsas de uso diário devem ficar em uma caixa, na área externa da casa; limpe as embalagens que trouxe com solução de água sanitária; lave alimentos com água e sabão e os deixe 10 minutos imersos em solução de água sanitária; também fazer a higienização com água sanitária do controle de portão, interruptores e maçaneta de porta.