Prefeitura de Eusébio premia escolas através do Programa Escola de Sucesso

quinta-feira | 10/03/2022
Ana Diely, aluna do 2º ano da Escola Oscar Feitosa de Paiva obteve o melhor desempenho na escola que estuda. Fotos: Jully Lioba/PME

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), premiou nesta quarta-feira (09) três escolas municipais através do Programa Escola de Sucesso. A solenidade de premiação aconteceu no auditório da Escola de Formação Neusa Freitas de Sá e contou com as presenças do prefeito Acilon Gonçalves, da primeira-dama Marta Gonçalves, do secretário de Educação, Júlio César Alexandre, dos vereadores Neila Martins, Ivanildo Ferreira (Nildinho), Dyexon de Oliveira e Cira Targino e de diretores, coordenadores e professoras das Escolas premiadas.

As escolas premiadas foram: Escola Criança Vivendo Feliz; Escola Josefa Sá; Escola Oscar Feitosa

Para participar do Programa Escola de Sucesso, as escolas municipais precisaram atingir as seguintes metas:  Alcançar a média geral, igual ou superior a 75% de acertos em Língua Portuguesa e Matemática; alcançar média geral, igual ou superior a 85% em Língua Portuguesa e Matemática; que nenhuma turma ficasse abaixo de 55% de acertos da média em Língua Portuguesa e Matemática; e avaliar no mínimo 96% dos alunos das turmas de 2º, 5º e 9º anos.

Vereadores de Eusébio participaram da solenidade entregando os certificados

O total de alunos avaliados por série foi a seguinte: 1017 (2º ano); 950 (5º ano) e 988 (9º ano). As médias municipais foram as seguintes: 2º ano (63,11%); 5º ano (59,14%) e 9º ano (53,73%). “Esse resultado é de dezembro de 2021, um ano atípico devido a pandemia e nós avaliamos 2º, 5º e 9º anos e definimos metas para serem alcançadas, metas desafiantes que levaram em conta a aprendizagem das crianças de cada escola. Em julho nós faremos outra avaliação com os mesmos critérios. Nós consideramos que iremos aumentar bastante o número de escolas participantes pois agora nós temos o ano todo com aulas presenciais”, disse Júlio César Alexandre, Secretário Municipal de Educação de Eusébio.

Diretores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares e professores titulares

De acordo com a premiação, perceberão à título de bonificação, os diretores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares e professores titulares, nos seguintes valores respectivamente: R$ 600,00 ou R$ 1000,00 mensalmente de fevereiro a junho de 2022. O prefeito Acilon Gonçalves pontua que a escola é fundamental na educação das crianças, no entanto, é importante que a família esteja atuante na aprendizagem do aluno. “A escola tem um papel fundamental na educação das crianças, mas, se o aluno não recebe o estímulo, o incentivo dentro da própria casa, o resultado de aprendizado nem sempre sai da forma como a gente espera. O exemplo da aluna Ana Diely, que sempre foi incentivada pela mãe e pelos professores, foi de encher o coração de orgulho, em saber que estamos seguindo no rumo certo na Educação de Eusébio, conquistando excelentes resultados”, pontuou.

Confira abaixo as Escolas e respectivos profissionais premiados.

1ª lugar: Escola Criança Vivendo Feliz

Diretora: Francisca Mota da Costa

Coordenadora: Sulamita dos Santos Freitas

Professoras: Lina Maria Araújo Feitoza e Luziane dos Santos Sá