Prefeitura de Eusébio premia escolas que se destacaram no primeiro semestre de 2023

segunda-feira | 14/08/2023
Fotos: Levy Oliveira/PME

A Educação do município de Eusébio tem como meta principal o aprendizado do aluno e a parceria entre a família e escola. Nesse contexto, a Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria Municipal de Educação premia o desempenho dos professores titulares em efetivo exercício de sala de aula, coordenação pedagógica, direção e secretário escolar através do Prêmio Escola de Sucesso.

Ao todo, 34 escolas municipais foram premiadas em diferentes categorias, tais como: alfabetização corretiva, alfabetização preventiva e proficiência em língua portuguesa e matemática. O período de avaliação das escolas municipais foi entre os dias 19 e 22 de junho. Ao todo foram avaliadas 223 turmas e 5.338 alunos das séries:  Infantil V, 1º ano, 2º ano, 3º ano,4º ano, 5º ano, 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.

A premiação das escolas vencedoras aconteceu nesta sexta-feira (11) em solenidade realizada no auditório da Fiocruz Ceará com a presença da Secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, da primeira-dama e deputada estadual Marta Gonçalves, de vereadores de Eusébio, de representantes do Cred-1 e da Secretaria de Educação do Ceará, além de outras autoridades.

Um dos momentos emocionantes da solenidade foi o discurso da professora Ângela Oliveira da Escola Josefa Sá ao falar da sua vontade em ser professora e o quanto a profissão a deixa realizada. Ela destacou que é importante o apoio das famílias na educação dos filhos. “Nós acreditamos nos alunos e eu não os subestimo. Eu conto sempre com o apoio das famílias na educação dos seus filhos. Mas se eu não tenho esse apoio, eu agrego os meus alunos e os incentivo a estudar. Recebo com alegria essa premiação, eu acredito na educação de qualidade e sou uma professora alfabetizadora de sucesso”, destacou.

Segundo Júlio César Costa Alexandre, o aluno tem que ser alfabetizado e o município de Eusébio está fazendo a parte dele. “Não se alcança a proficiência em língua portuguesa e matemática o aluno que ainda não está alfabetizado. Temos que entender isso de maneira clara. E o município de Eusébio está fazendo a tarefa dele, muito bem feita que é alfabetizar as crianças, recompondo a aprendizagem que surgiu na pandemia. Com alunos alfabetizados nós poderemos chegar a nível Brasil em proficiência em língua portuguesa e matemática”, disse.

O Prefeito Acilon Gonçalves parabenizou aos profissionais pelo comprometimento e pela qualidade no ensino. Na ocasião, o gestor municipal falou da criação Escola de Excelência em Alfabetização que pretende implantar no município. “Eu e o professor Júlio César estamos conversando sobre a criação da Escola de Excelência em Alfabetização. Tudo isso temos trabalhado, visto as possibilidades e acredito que iremos implantar em Eusébio três núcleos da Escola de Excelência em Alfabetização”, disse

A Secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, destaca que a educação do Brasil tem jeito por meio dos profissionais dedicados e comprometidos com a educação. “Acredito que a educação brasileira tem jeito e que podemos proporcionar uma boa escola às crianças e aos jovens devido ao trabalho de tantos profissionais da educação dedicados e comprometidos. Ver vocês que compõem essa grande rede aqui do Eusébio e que integram também essa rede maior ainda do Ceará e se conectam com o Brasil, porque essa é intenção do compromisso nacional Criança Alfabetizada”, disse.

Confira os índices:

• Alfabetização preventiva do 2º ano: 76,43% de alunos lendo textos;
  • Alfabetização corretiva dos anos iniciais: 62,08% de alunos lendo textos;
  • Alfabetização corretiva dos anos finais: 73,87% de alunos lendo textos;-
  • Proficiência em língua portuguesa e matemática dos anos finais: 46,98% dos alunos acertando as questões de prova;
  • Proficiência em língua portuguesa e matemática dos anos iniciais:44,95% dos alunos acertando questões de prova.

Confira as escolas premiadas.

Escola Elisbão Pio – Escola São Miguel – Escola Francisco Tavares de Abreu – Escola Mário Sales – Escola Maria de Fátima – Escola Josefa Sá – Escola Oscar Feitosa – Escola Izídio José Campina – Escola Otoni Sá – Escola Maria Tavares – Escola Mundo Encantado – Escola Erotildes Melo Lima – Escola Criança Vivendo Feliz – Escola São Raimundo – Escola Raul Tavares I – Escola Adelino Bezerra, entre outras.