Prefeitura de Eusébio promove capacitação de Conselheiros Tutelares para o uso do SIPIA

quarta-feira | 15/12/2021
Capacitação sobre o uso do SIPIA para os técnicos dos Conselhos Tutelares
Fotos: Jully Lioba/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveu nesta quarta-feira (15) no auditório do Conselho Tutelar de Eusébio uma capacitação sobre o uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA). A capacitação foi realizada por Nila Veloso, Técnica Operacional do SIPIA, e contou com as presenças da Secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos técnicos do Conselho Tutelar de Eusébio.

O SIPIA é um sistema de registro de informação das violências e violações de direitos das crianças e adolescentes, operacionalizado pelos Conselheiros Tutelares, com vistas a possibilitar a mais objetiva e completa leitura possível da queixa ou situação da criança ou adolescente.

Conforme Nila Veloso, Técnica operacional do SIPIA no Ceará, o sistema é de grande utilidade nas ações do Conselho Tutelar. “O SIPIA é muito útil, ele facilita a vida do Conselheiro Tutelar nas suas ações. O Conselheiro Tutelar através do SIPIA consegue registrar ou cadastrar a criança, consegue tipificar o direito violado, consegue identificar o agente violador. Depois de tudo isso que ele consegue fazer, ele registra as atividades do dia a dia pelo Sipia, formando um banco de dados e a partir disso fazer os acompanhamentos, os encaminhamentos e as requisições através de vias informatizadas e através de e-mail do próprio Sipia. Não tem muita dificuldade”, disse.

Nila Veloso ainda destacou que como tudo hoje é informatizado, o uso do Sipia evita acúmulo de papel e pastas. E, com a informatização, os dados estarão disponíveis para serem consultados. De acordo com Samara Cordeiro, Secretária de Desenvolvimento Social, “a base do sistema é o Conselho Tutelar, para o qual se dirigem de imediato as demandas sobre a violação ou o não – atendimento aos direitos assegurados. Avançar na Política de Direitos das crianças e adolescentes eusebienses é uma estratégia da Gestão para melhorar a vida das crianças e adolescentes”, finalizou.