Prefeitura de Eusébio proporciona manhã de lazer para crianças autistas

segunda-feira | 04/04/2022
A sessão de cinema adaptada para autistas continuará mensalmente como forma de socialização das crianças. Fotos: Jully Lioba/PME

A Prefeitura de Eusébio em parceria com o Grupo Cine e o Shopping Eusébio promoveu uma manhã de lazer neste sábado (2) para as crianças com Transtorno Espectro Autista (TEA). Eles puderam assistir a uma sessão de cinema Adaptada com o filme “Epa! Cadê o Noé? 2” na companhia dos pais, onde também comeram pipoca e tomaram refrigerante.  Essa iniciativa começou antes da pandemia, que devido às restrições sanitárias, teve que ser suspensa.

A sessão de cinema adaptada para autistas continuará mensalmente como forma de socialização das crianças. “A Unidade Especializada da Pessoa com Autismo realiza atendimentos de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social, e musicoterapia. E, dentro de todos esses atendimentos, o nosso objetivo é levar as crianças para ter mais autonomia no cotidiano como a ida a parques e praças. O cinema adaptado é um desses instrumentos, onde podemos trabalhar as habilidades sociais das crianças. Isso se torna uma extensão dos atendimentos interdisciplinares das crianças”, destacou Arismênia Lima, terapeuta ocupacional e Coordenadora da UEPA, que funciona no Centro Especializado de Reabilitação Fares Andrade Said (CER).

O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves pontua que é preciso dar oportunidades para o autista se destacar. “É preciso dar todas as oportunidades para que eles tenham o desenvolvimento que precisam ter dentro da sociedade. Aqui em nossa cidade temos todo o trabalho realizado pelas equipes inclusivas das escolas de Eusébio. E, na Unidade Especializada da Pessoa com Autismo temos todos os atendimentos necessários para o autista. Na nossa gestão, a prioridade é a inclusão social”, pontuou.

O prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves, que esteve presente na Sessão Adaptada destacou que “as crianças de Aquiraz também participaram da sessão Adaptada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Mensalmente faremos uma ação dessas para 25 crianças diferentes de Aquiraz”.