Prefeitura de Eusébio prorroga mutirão de exames de mamografia até 17 de abril

quarta-feira | 10/04/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, e em parceria com a Assessoria de Políticas para Mulheres, decidiu prorrogar até o dia 17 de abril o mutirão de mamografias com a utilização de uma unidade móvel do grupo “Amigos do Peito”. Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio, o objetivo era realizar 400 exames de mamografias durante o período, mas devido à grande demanda foi necessário ampliar o prazo para atender 100% das mulheres entre 40 e 69 anos do município.

Esse é o terceiro ano de realização do mutirão e segundo o prefeito Acilon Gonçalves têm possibilitado a realização de exames preventivos e a consequente redução de riscos de câncer de mama na cidade. O Prefeito pessoalmente acompanha os resultados e caso ocorra a necessidade de exames mais complexos, ou mesmo consultas com mastologistas, a própria prefeitura encaminha.

Conforme a Assessora de Políticas para a Mulher, Yara Steremberg, o atendimento vem sendo organizado em conjunto com a Secretaria de Saúde e esta dividido por territórios. Isto é, a cada dia as mulheres de uma determinada região do município são atendidas. “Mas como muitas ficaram sem fichas, já que são 80 exames por dia, o secretário e Saúde Mário Lucio viu a necessidade de ampliar a estadia no caminhão no Eusébio. Prontamente o pedido foi acatado pelo prefeito Acilon Gonçalves”, ressaltou.

“Então, nos dias 13, 15, 16 e 17 continuaremos com o caminhão aqui no Polo de Lazer para fazer os exames das mulheres do município que não conseguiram pegar ficha no dia de sua localidade. A única coisa que o caminhão exige é que a mulher tenha de 40 a 69 anos, pois essa é a faixa etária onde ocorre maior risco. As demais, fora da faixa, devem procurar os postos e dar entrada com o pedido de realização do exame via a Secretaria de Saúde.

As interessadas devem ter em mãos a solicitação do exame feita pelo médico ou enfermeira do posto de saúde, onde é atendida. Deve levar ainda fotocopia de RG, do comprovante de residência do cartão do SUS. Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio, o exame, em média, tem duração de 10 a 15 minutos. “A mamografia é um exame não invasivo que captura imagens do seio feminino com o mamógrafo. Esse é um aparelho que usa a mesma radiação do raio-x tradicional, mas os feixes são projetados levando em conta a anatomia das mamas. O exame é importante para detectar tumores malignos na mama. Mas, sozinho, dificilmente é conclusivo. Há casos onde é necessária a realização de uma biópsia para confirmar o diagnóstico” destacou.