Prefeitura de Eusébio realiza 1º Encontro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Eusébio de 2021

sexta-feira | 17/09/2021
Núcleo de Cidadania dos Adolescentes é uma das atividades do Selo Unicef para o ciclo 2021/2024. (Foto: July Lioba)

A Prefeitura de Eusébio lançou nesta quinta-feira, 16 de setembro, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) da Grande Sede, durante o 1º Encontro do NUCA de 2021, realizado na Câmara Municipal de Eusébio. Com a retomada dos trabalhos, paralisados devido a pandemia, a ideia é criar NUCAs nos quatro territórios do município, além da Sede, na Mangabeira, Santo Antônio e Jabuti.

Na abertura do encontro, o prefeito Acilon Gonçalves disse que o NUCA, que tem uma história plantada na Educação do município, agora precisa sair para a cidade como um todo, “hoje iniciamos a revitalização do NUCA em nível de sede, mas o grande efeito será quando todos os outros núcleos estiverem formados e atuando. Os adolescentes vão poder discutir e trabalhar seu protagonismo e elaborar propostas feitas em nível de Unicef, que é quem no mundo trabalha as politicas de fortalecimento do adolescente. Também poderão propor as politicas públicas e a melhor maneira de chegar a população”, afirmou.

Na oportunidade ele incentivou os adolescentes a se vacinarem contra covid-19. “A vacina diminui muito a covid e estamos imunizando faixas etárias mais baixas até os 12 anos e também iniciando a terceira dose nos idosos e depois nas demais faixas etárias por ordem decrescente. Estamos vencendo a batalha contra covid, mas não se enganem, no ano passado os casos caíram e depois voltaram, se não continuarmos mantendo os cuidados, nos vacinarmos e nos prevenirmos, os casos podem aumentar e matar mais pessoas. A luta é contínua. Os adolescentes têm que fazer a cabeça dos mais cabeças duras, têm que mostrar e dar exemplo. Vamos reativar a Sala da Juventude e eu quero ouvir a juventude e suas inquietações e seu interesse em transformar. Esse querer pode ser trabalhado para melhorar a vida das pessoas,” disse.

O coordenador do NUCA e mobilizador social do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE) Makciel Castro, destacou que o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes é uma das atividades do Selo Unicef para o ciclo 2021/2024. “Nesse desafio novo, a gente vai ampliar as atividades do NUCA que eram restritas à Educação e vamos levar para todas as esferas do município. Nós teremos NUCAs, no Centro, na Mangabeira, no Jabuti e no Santo Antônio. Eles vão realizar várias atividades ligadas ao desenvolvimento da infância e adolescência e hoje nós estamos fazendo o lançamento do NUCA com a equipe do Centro, prezando pelos protocolos de saúde e segurança sanitária, e por isso vamos fazer quatro encontros diferentes nos territórios. O trabalho vai ser regionalizado e o município vai ser abraçado de modo macro com os adolescentes atuando em prol do seu próprio desenvolvimento”, detalhou.

No encontro desta quinta feira, foi feito o lançamento do NUCA da Sede e feita a explicação sobre o projeto e como ele vai funcionar. Em seguída, aconteceu uma palestra sobre setembro amarelo, através da coordenadora da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção à Vida (CMVPV), Rosa Leite que falou sobre as atividades de prevenção do suicídio e valorização da vida. Depois houve o encerramento do evento com a escolha do comitê de participação do adolescente que vai compor o Conselho da Criança e do Adolescente.