Prefeitura de Eusébio realiza ações em alusão ao setembro Amarelo

terça-feira | 23/08/2022

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV), inicia as ações em alusão a campanha “Setembro Amarelo” no dia 1º do próximo mês com postagens no perfil da Coordenadoria nas redes sociais. Também nesta mesma data, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Eusébio (NUCA) realizará mais um podcast “Nucacast” abordando o tema prevenção ao suicídio e autolesões, que acontecerá às 14h no perfil da CMCPV.

Conforme Makciel Castro, Mobilizador de Adolescentes de Eusébio, o Nuca definiu um tema que será utilizado nas atividades pelos adolescentes. “Os adolescentes vão participar da programação do ‘Setembro Amarelo’ de forma geral, batendo papo, participando de ações. E, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Eusébio definiu como tema “Arrume a casa, comece agora”, esse vai ser o tema que o NUCA irá usar nas atividades da campanha quando falarmos sobre a prevenção do suicídio”, disse.

Rosa Leite, psicóloga e Coordenadora da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida, destaca a importância das campanhas de conscientização. “As campanhas de conscientização contra o suicídio acontecem todos os anos no Brasil. O objetivo maior é a prevenção de novos casos. As pessoas precisam ter um cuidado muito grande ao abordar esse tema. Se as pessoas não souberem abordar de uma forma consciente, podem ao invés de diminuir os casos, podem potencializar isso”, disse.

Rosa Leite ainda pontua “A CMCPV trabalha o ano inteiro com a prevenção, intervenção, posvenção e acompanhamento. Nós precisamos falar sobre suicídio sem necessariamente falar de suicídio. A gente precisa falar de vida, de esperança, focar nos fatores de proteção como forma de prevenção”, pontuou.

Outras ações também serão realizadas nos CRAS Jabuti, Sede, Mangabeira, na Escola de Promoção à Vida e no auditório da Fiocruz. Para conferir toda a programação do setembro Amarelo, clique AQUI .