Prefeitura de Eusébio realiza capacitação no encerramento do mês alusivo à primeira infância

terça-feira | 31/08/2021
Na oportunidade foi ministrada ma capacitação, pela coordenadora do Programa Mais Infância Ceará, Dagmar Soares, para os técnicos da redes sócios-assistenciais (Foto: Juuly Lioba/PME)0

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) realizou, nesta terça-feira (31), o encerramento das atividades alusivas ao mês da primeira infância. Na oportunidade foi realizada uma capacitação, ministrada pela coordenadora do Programa Mais Infância Ceará, Dagmar Soares, para os técnicos da redes sócios-assistenciais voltados para as políticas públicas para crianças na primeira infância com o tema “Fortalecimento das competências familiares e comunitárias na primeira infância.”

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro, durante o mês foram realizadas várias atividades, onde o principal objetivo foi destacar a questão do cuidar e do fortalecimento das políticas públicas para as crianças. “O grande objetivo das atividades foi conscientizar os técnicos e as famílias sobre a importância de trabalharmos a primeira infância. Pois quando fazemos isso, com certeza teremos resultados fantásticos quando essas crianças se tornarem adultas”, frisou.

Durante esse mês de agosto também se comemorou a Semana do Aleitamento Materno. Entre as atividades aconteceram: a exposição do painel sobre amamentação com fotos de mães doadoras/puérperas, no Hospital Municipal Doutor Amadeu Sá; encontro na Sala de Espera do Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá quando foi abordado o tema aleitamento materno; o “Mamaço Virtual” com mães do PCF (Programa Criança Feliz), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Cartão Mais Infância Ceará (CMIC) e PSF (Programa Saúde da Família).

Também aconteceram a divulgação de vídeo de homenagem às doadoras de Leite Materno realizada pelo Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do Hospital Amadeu Sá, nas redes sociais da Prefeitura de Eusébio; uma oficina com a equipe do PCF e gestantes, no CRAS Sede e o Encontro do Comitê Gestor do Programa Criança Feliz. Atualmente o Eusébio desenvolve o Programa Criança Feliz, atendendo 160 famílias, dez a mais que a meta definida pelo município e o Cartão Mais Infância, que terá uma expansão no próximo mês para atingir 360 novas famílias.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância do trabalho de fortalecimento das políticas públicas voltadas para a primeira infância, período da vida da criança desde o nascimento até os seus 6 anos de idade. “Essa fase da vida consideramos de enorme importância para o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo da criança. Existem pesquisas que mostram que quanto mais investimos em políticas públicas para a primeira infância mais resultados teremos no combate às desigualdades socioeconômicas quando essas crianças chegarem a idade adulta”, pontua.