Prefeitura de Eusébio realiza aula para médicos e enfermeiros das UBS’s e profissionais do Nasf

segunda-feira | 06/03/2023

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e da Unidade para a Pessoa com Autismo (UEPA), realiza nesta terça-feira (07/03) uma aula sobre o uso dos instrumentos de rastreio para o diagnóstico de autismo, direcionada para médicos e enfermeiros que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde de Eusébio e do NASF. A realização da aula para os profissionais é uma iniciativa da primeira-dama do município, Marta Gonçalves. Essa aula terá início às 13h30 e será de forma remota, ministrada pela médica Patrícia Lobo, Neuropediatra pela Universidade de São Paulo (USP).

Arismênia Lima, terapeuta ocupacional e coordenadora de UEPA destaca o objetivo dessa capacitação para os profissionais da saúde: “A aula tem o objetivo de fazer com que os profissionais tenham um olhar mais qualificado para o encaminhamento das pessoas com suspeita de autismo. Para que não chegue no serviço de forma aleatória um encaminhamento de uma criança que não seja autista. Pois o profissional faz um rastreio e isso irá nos ajudar no diagnóstico. A aula é principalmente para otimizar o atendimento da UBS e melhorar o fluxo da UBS em relação ao Centro Especializado em Reabilitação”, destacou.

Confira o perfil da Dra. Patrícia Lobo:
Médica graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Pediatra pelo Hospital da Santa Casa de São Paulo, Neuropediatra pela USP São Paulo, Médica do Sono pela USP São Paulo e Neurofisiologista pela Associação Médica Brasileira.