Prefeitura de Eusébio realiza o ‘Agosto Dourado’ em incentivo ao aleitamento materno

quinta-feira | 01/08/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, abriu nesta quinta-feira (1º), a programação do “Agosto Dourado”, que tem como tema deste ano “Empoderar Mães e Pais – Favorecer a Amamentação”. A campanha foi iniciada no Hospital Municipal Amadeu Sá com a participação da equipe de hospital, agentes comunitários de saúde, equipes do Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASFs), gestantes com um familiar e profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Na próxima semana acontecerão eventos do “Agosto Dourado” na Câmara Municipal de Eusébio. As atividades contarão com palestras das técnicas do Hospital Amadeu Sá, Larissa Frota e Jaqueline Torres. Na terça-feira, dia 06, a programação é voltada para gestantes, acompanhantes, rede de apoio e profissionais das unidades básicas do território da Lagoinha-Sede; Na quarta-feira (07), será a vez do público alvo do Território do Timbú, e no dia 08, quinta-feira, será a vez dos integrantes do Território da Pedra/Santo Antônio.

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, as atividades têm como objetivo principal empoderar pais, mães e toda a rede de apoio em prol do incentivo a amamentação no município. “Durante todo o mês de agosto teremos atividades em todas as unidades de saúde do município, visando atingir ao maior número de pessoas possíveis. Essa programação conta com a participação também das secretarias de Educação e Desenvolvimento Social”, diz o secretário.

O encerramento da campanha acontecerá no dia 28 agosto, a partir das 13 horas, na Câmara Municipal de Eusébio. O prefeito Acilon Gonçalves pontua a importância do aleitamento materno para a criança e para a própria mulher.  “Os bebês ficam menos doentes e são mais bem nutridos. O aleitamento protege de doenças perigosas e pode ser considerada a primeira ‘vacina’ do bebê. Além de tudo isso, a amamentação também é responsável por criar um laço maior entre mãe e filho, produzindo uma sensação de paz e carinho e um forte sentimento de amor e apego”, observa.

Com relação as mães, Acilon ressalta que a amamentação reduz os riscos de a mulher desenvolver, no futuro, câncer de mama e ovário, diabetes; ajuda na perda de peso e acelera a recuperação pós-parto. “Pode evitar também anemia, problema que acomete muitas mulheres durante esse período”, conclui.