Prefeitura de Eusébio realiza o I Seminário Municipal de Educação Integrada

segunda-feira | 15/01/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do município, inicia nesta segunda-feira (15) o I Seminário Municipal de Educação Integrada de Eusébio. O evento, que acontecerá na Escola Profissionalizante Eusébio de Queiroz, terá continuidade nesta terça (16) e Quarta (17). O objetivo é promover a formação continuada e integrada de Gestores, Coordenadores, Técnicos do município.

Segundo a secretária de Educação do município, Goretti Martins, o Seminário também pretende contribuir para o amadurecimento profissional dos envolvidos, no que tange as demandas da gestão escolar em consonância indissociáveis à natureza pedagógica e a expectativa de resultado concreto tão esperados pela realidade atual.

Ela observa que o evento vai possibilitar reflexões e sensibilização dos profissionais da Educação e com isso fomentar ações alinhadas às diretrizes da Secretaria Municipal de Educação. “Queremos fortalecer os profissionais da educação em temas relacionados a gestão escolar; fomentar a participação dos gestores educacionais na construção e implantação de melhorias na qualidade do ensino e aprendizagem; oferecer ferramentas para inspiração, idealização e implementação de projetos, melhorias nos processos visando a busca de soluções para os problemas vivenciados pelos gestores; capacitar os gestores a criarem e implementarem soluções criativas, com foco nos resultados que atendam os anseios dos mantenedores, educadores e educandos”, pontuou.

O Seminário tem como público alvo prefeitos; secretários de educação; técnicos das secretarias de educação, gestores escolares, coordenadores pedagógicos; Instituto Myra Eliane e a União dos Dirigentes Municipais de Educação. A programação prevê nesta segunda-feira, as 13h30, o credenciamento e a abertura oficial com a palestra inaugural proferida pelo prefeito Acilon Gonçalves sobre o projeto de desenvolvimento do município.

Na terça, dia 16, pela manhã, a partir das 8 horas, haverá a palestra com o professor Carlos Sebastião Andriane, sobre o “Conhecimento do Eu, do Outro e Valores Humanos”. À tarde a palestra será sobre “A leitura com foco na gestão de resultado”, com a professora Gorete Albuquerque. Na quarta, dia 17, no período da manhã, a palestra será com o tema “Os novos desafios para o Gestor Escolar”, com a professora Lucidalva Pereira Bacelar.

Logo depois os professores Wesley Rocha e Karla Eveline falarão sobre “Educação de Jovens e Adultos; Uma experiência no município de Fortaleza”. No período da tarde, a palestra, que será ministrada pelo professor mestre Tilson Rodrigo Bataglia, abordará “A gestão educacional no século XXI: Motivar, empoderar e transformar”. O evento era concluído às 16 horas.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, foram convidados gestores de Itaitinga, Horizonte, Aquiraz, Paracuru e Fortaleza, visando a troca de experiências para a busca de uma maior qualidade do ensino. “Ao iniciarmos o ano com um seminário desse porte estamos agregando valores ao currículo dos nossos profissionais. Queremos neste ano de 2018 atingirmos novos patamares, elevando ainda mais nossa educação como uma das melhores do nosso estado”, frisou o gestor municipal.