Prefeitura de Eusébio realiza o Programa de Complementação Alimentar

quarta-feira | 23/07/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realiza o Programa de Complementação Alimentar que tem o objetivo de proporcionar às famílias carentes do município, bem como para crianças desnutridas e pessoas com doenças crônicas e/ou incuráveis, a doação de cestas básicas mensais. Atualmente o benefício atende 520 famílias eusebienses.

Segundo a nutricionista Sara Maia, o objetivo do programa, de caráter emergencial, é proporcionar o restabelecimento e fortalecimento de condições nutricionais e de saúde de pessoas com doenças crônicas, tais como: diabetes mellitus, câncer, tuberculose. “O programa faz parte da Política de Segurança Alimentar e Nutricional de Eusébio, visando garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada”, observa.

O prefeito Júnior destaca que para atender as diversas situações das famílias e das pessoas foram criadas cestas básicas com alimentos diferenciados para atender a necessidade de cada grupo. “Os Centros de Referência de Assistência Social são os equipamentos responsáveis pela visita domiciliar e avaliação social das famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social”, observa.

Para ter acesso ao benefício à família deve se cadastrar no CRAS mais próximo de sua comunidade e apresentar documentação necessária. A família então receberá a visita das assistentes sociais, que farão uma avaliação da real necessidade da solicitante e posteriormente a incluirá ou não no programa. Para ter acesso ao Programa de Complementação Alimentar, a família não poderá fazer parte de outro programa municipal de assistência social.