Prefeitura de Eusébio realiza Operação Férias: Mais Lazer, Menos Calazar

terça-feira | 16/07/2013

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde e seu Núcleo de Endemias, lançou a “Operação Férias: Mais Lazer, Menos Calazar”, visando a realização de exames para detectar a doença, imunização anti-rábica, encoleiramento e outros procedimentos. A atividade foi realizada na Praça do Timbu, nesta terça-feira, dia 16 de julho, mas a operação será estendida a outros bairros.

Segundo o técnico em Zootecnia da Secretaria de Saúde do Eusébio, Severiano Rosa Neto, nessa ação também está sendo realizada a avaliação geral do animal. Os técnicos já detectaram, somente no Timbu, 21 animais contaminados com calazar, que foram recolhidos para os procedimentos cabíveis, com a devida autorização dos donos dos animais, por escrito.

O trabalho está sendo executado por 18 profissionais de saúde divididos nos seguintes procedimentos: exame de calazar; vacinação anti-rábica; vacinação de anticoncepcional; exame de sangue diretamente na veia do animal e a colocação de coleira anti-sarna.

Com relação a aplicação de anticoncepcional, Severiano destaca que uma cadela pare entre 18 a 22 filhotes por ano, com a aplicação de cinco doses trimestrais ela se torna estéril, reduzindo a população de cães e gatos que hoje chega a 10.950 e 1.750 respectivamente no município. Com relação aos cães vadios, ele destaca que alcançam 30% da população de animais do município. Neste caso, somente os doentes são recolhidos pelos agentes de endemias.

O Secretário de Saúde de Eusébio, Acilon Gonçalves, afirma que esse trabalho tem o caráter preventivo e também de busca de animais contaminados, visando à redução de casos de calazar e de raiva no município.

Ele observa que a ação é permanente, mas está sendo intensificada neste período de férias nos bairros para atingir um maior número de animais, já que as famílias têm mais tempo de se deslocarem até os postos de atendimento.

O prefeito Júnior solicita a população de Eusébio que acompanhe a programação da “Operação Férias” e leve seu animal para os postos improvisados onde os profissionais estarão prontos para o atendimento e para dar todas as informações necessárias em caso de dúvidas. Júnior destaca a importância desse trabalho para que o município possa reduzir, ou mesmo extinguir, os casos de calazar e de raiva no município. “Quem ama cuida, por isso peço a todos os eusebienses que compareçam aos postos de atendimento e assim garantir a saúde deles”, concluiu.