Prefeitura de Eusébio realiza palestras em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

segunda-feira | 07/03/2022
As palestras foram pensadas no empoderamento feminino e na saúde mental das mulheres.

Mulher é poder! Essa expressão representa bem o que o município de Eusébio faz pelo empoderamento feminino. Pensando nisso, a Prefeitura de Eusébio por meio Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres realizará uma série de palestras no município em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado nesta terça-feira dia 08 de março.

As palestras foram pensadas com foco no empoderamento feminino e na saúde mental das mulheres. A primeira palestra acontecerá nesta terça-feira (8), na Secretaria de Cultura e Turismo de Eusébio, durante o lançamento do livro ‘Roda de Mulheres: Eusébio e suas facetas femininas’. Outras palestras também serão realizadas nos NAEC’s dos bairros Mangabeira, Santo Antônio e Jabuti, no ginásio da Escola Eduardo Alves e as comemorações serão encerradas na Câmara Municipal de Eusébio no próximo dia 14 às 10h.

As profissionais responsáveis pelas palestras são: Larissa Barros – Assistente Social, Coordenadora do CHAMA e Membro do COMDIM; Luciana Jardim – Fisioterapeuta, Coordenadora do Centro Hípico e Equoterapia CHAMBORD e Membro do COMDIM; Rosa Maria Mesquita Leite – Psicóloga, Coordenadora do Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV) e Membro do COMDIM e Yara A. A. Steremberg – Enfermeira, Assessora de Políticas Públicas para Mulheres e Membro do COMDIM

“Mulheres empoderadas também são aquelas que sabem se priorizar. Priorizar é saber definir fronteiras entre você e o outro. Não podemos cuidar do outro se não cuidamos de nós mesmas. É importante construir relacionamentos, oferecer suporte para o outro. No entanto, nós temos que saber distinguir essa linha tênue de fazer isso e negar nossos desejos e limitações. Nós precisamos priorizar a qualidade de vida e a saúde mental para o bem da nossa família e o bem daqueles que estão próximo a nós”, pontuou Yara Steremberg, Assessora de Políticas Públicas para mulheres de Eusébio.

No município de Eusébio, as eusebienses podem contar com serviços e instituições que trabalham no sentido de ajudar as mulheres a construírem a própria autonomia. Como por exemplo, o CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social, com atendimentos as mulheres vítimas de violência; os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) fortalecendo dos vínculos familiares; a CMVPV (Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida), com trabalho de cuidado e prevenção ao suicídio e autolesões; o CONDIM (Conselho dos Direitos da Mulher), buscando garantir os direitos das mulheres; Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres que promove, executa e articula a política municipal de enfrentamento de qualquer tipo de violência contra a mulher com olhar especial a atenção integral a saúde da mulher. E em um futuro próximo o Eusébio poderá contar com o Centro de Formação e Apoio a Mulher (CeFAM), projeto que possui o intuito de capacitar as mulheres para o mercado de trabalho.

.