Prefeitura de Eusébio realiza recadastramento dos Microempreendedores Individuais

segunda-feira | 18/01/2021
Com o recadastramento a Prefeitura saberá quais políticas públicas poderá oferecer ao segmento (Foto: Divulgação/Internet)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realiza de 20 a 29 deste mês o recadastramento dos Microempreendedores Individuais (MEI’s) do Município. O procedimento acontecerá na Sala do Empreendedor, que fica localizada na sede da Secretaria (Rua Irmã Ambrosina, 83, Centro) no horário de 8h às 13h.

Segundo a secretária adjunta da SDS, Samara Cordeiro, o objetivo do recadastramento é para que a Prefeitura possa planejar políticas públicas para o segmento. “É importante sabermos quantos MEI’s temos, onde estão, seus endereços, telefones e quais segmentos atuam, como também saber com relação aos que ainda não estão formalizados para auxiliá-los a abrir suas empresas”, frisou.

Destaca ainda que, para participar dos projetos, é necessário ter o cadastro atualizado. A Sala do Empreendedor está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Eusébio e auxilia na formação e formalização de trabalhadores promovendo e desenvolvendo a política do trabalho no município. Entre as atividades realizadas, está a orientação para trabalhadores individuais saírem da informalidade abrindo suas empresas através do programa Microempreendedor Individual (MEI).

Os Microempreendedores Individuais de Eusébio devem comparecer a Sala do Empreendedor para fazer o recadastramento com os seguintes documentos: CNPJ, identidade, CPF e comprovante de endereço. O coordenador da Sala do Empreendedor de Eusébio, Márcio Lopes, detalha que a ideia é oferecer palestras, oficinas e cursos visando a capacitação dos que atuam nessa área. “Queremos saber como poderemos para auxiliar essa categoria”, detalha.

Optantes

De acordo com a Receita Federal, o total de Empresas Optantes pelo Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional, devidos pelo Microempreendedor Individual (SIMEI), em Eusébio até o dia 31 de dezembro de 2020, era de 2.757 MEI’s.

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta que a importância dos microempreendedores individuais para a economia na atualidade. “Eles são pessoas que trabalham por conta própria, ou seja, de forma autônoma, e que se formalizaram. Tornando-se, assim empresários. Eles desempenham alguma atividade a partir da sua casa ou de um pequeno escritório ou presta serviços diversos, seja pessoalmente ou pela internet. O município quer conhecê-los e dar condições para que prosperem e que possam melhorar ainda mais a sua qualidade de vida e a de todos”, enfatiza.