Prefeitura de Eusébio realiza Serviço de fortalecimento das famílias

quinta-feira | 31/07/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realiza o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos voltado para a faixa etária de zero a 70 anos. O programa acontece nos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas oito Casas dos Idosos do município. O objetivo é fortalecer os núcleos familiares através de atividades como; palestras, ações de convivência e atendimentos especializado, por profissionais capacitados.

Segundo a coordenadora do serviço, a assistente social Marta Mendes, esse trabalho é acompanhado por uma técnica de referência da Secretaria a partir dos três CRAS do município – Lagoinha, Jabuti e Mangabeira, que junto com um orientador social, trabalha no planejamento e execução das atividades.

O atendimento das crianças acontece nos três CRAS, em dois dias da semana, com atividades lúdicas e brincadeiras toda a família. No CRAS-Sede (Lagoinha) os encontros acontecem às segundas e quartas-feiras, no período da tarde. Já no CRAS-Mangabeira, as atividades são nas quartas e sextas-feiras, pela manhã e no CRAS-Jabuti, nas terças e quintas-feiras, no período da tarde. Ao todo são atendidas 30 crianças.

Segundo Marta Mendes, o pequeno número de atendimentos ocorre devido a extensa rede social oferecida pela Prefeitura às famílias. “Realizamos ações buscativas, mas a maioria das crianças já participa de atividades no Período do Tempo Integral nas escolas municipais ou de cursos nos Pólos de Atendimento e NAEC, além de atividades esportivas. Essa rede tem auxiliado bastante no fortalecimento de vínculos familiares, como também tem proporcionado às crianças e jovens atividades proativas e lúdicas de qualidade”, destaca.

Com relação a atividades com os idosos, as oito casas (Parque Havaí, Cauassu, Tamatanduba, Timbú, Mangabeira, Santo Antônio, Santa Clara e Jabuti) atendem mais de 400 idosos, sendo que o funcionamento ocorre duas vezes na semana, exceto a casa da Sede-Parque Havaí, que funciona de segunda à sexta. “Os idosos adoram as atividades e voluntariamente procuram às casas. Eles participam de momentos de socialização, de atividades físicas e recebem atendimentos de profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) que funcionam na Lagoinha, Timbú e Jabuti”, assevera.

O prefeito Júnior afirma que esse serviço realizado pela Prefeitura, tem obtido excelentes resultados, principalmente com relação ao fortalecimento das famílias. “O serviço, principalmente o direcionado às crianças, tem como missão atender as famílias desestruturadas e que não acompanham o dia a dia dos seus filhos. Com as atividades os pais passam a se conscientizar de suas responsabilidades e com isso toda a família ganha. Já com relação aos idosos, o ganho maior é com a saúde física e mental dos participantes. Com as atividades eles ganham mais resistência, se sentem produtivos e conseguem ter uma vida saudável e feliz”, afirma o gestor municipal.