Prefeitura de Eusébio realizou cinco Levantamentos de Índice Amostral de Aedes aegypti este ano

quinta-feira | 09/09/2021
O trabalho é realizado por 50 agentes de combate as endemias, divididos em 45 áreas de trabalho (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já realizou cinco Levantamento de Índice de Aedes aegypti (LIA) neste ano, sendo notificados nesse período 200 casos suspeitos de arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zica vírus) nos quais 114 foram negativos, 73 positivos e 13 ainda em investigação. O LIA é uma técnica amostral executada sistemática e periodicamente e seus resultados são empregados de forma oportuna pelo gestor municipal e seus resultados têm uma segurança estatística aceitável.

O trabalho é realizado por 50 agentes de combate as endemias, divididos em 45 áreas de trabalho. O primeiro LIA foi realizado de 04 de janeiro a 19 de fevereiro. Nesse período foram visitados 40.152 imóveis, sendo detectado quatro imóveis com focos do mosquito, resultando num Índice de Infestação Predial (IPP) de 0,09. Já entre 25 a 27 de janeiro foi realizado o 1º LIRA (Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti) em todo o município com o objetivo identificar as áreas com maiores ocorrências de criadouros de focos e ajudar na prevenção das arboviroses.

Durante o 2º LIA, ocorrido de 22 de fevereiro a 14 e abril, foram inspecionados 40.257 imóveis, sendo que 21 imóveis apresentaram focos. O Índice de Infestação Predial foi de 0,47. No dia 1º de março iniciou-se a desinfecção das unidades básicas de saúde, hospital, CEO, SAMU, UPA e dentre outros espaços para prevenir novas infecções. O trabalho é realizado por uma equipe de Agentes Comunitários de Endemias (ACE’s) de acordo com a programação enviada pela Secretaria de Saúde.

No 3º LIA ocorreu de 15 de abril a 04 de junho, quando foram trabalhados em 41.010 imóveis com 11 imóveis positivos e Índice de Infestação Predial de 0,24. De 10 a 13 de maio foi realizado o 2º LIRA. O 4º LIA, de 07 de junho a 27 de julho, foram trabalhados em 41.149 imóveis resultando em 8 imóveis positivos com taxa de infestação de 0,24, índice considerado baixo pelo Ministério da Saúde.

Já de 28 a 30 de julho aconteceu o 3º LIRA. Em relação a Planilha de Informações Diárias (PNEM) já foram realizados 4 ciclos durante o ano até agora. A SMS iniciou no dia 02 de agosto o 5º LIA nos quais já foram inspecionados até agora 22.374 imóveis com índice de infestação predial de 0,24.

De acordo com o coordenador de Endemias, Iones Ferreira, nas localidades com casos positivos para arboviroses, está sendo feita borrifação com inseticida em um raio de 300 metros de extensão, de modo a evitar aumento da disseminação do Aedes aegypti. “Os agentes continuam realizando o trabalho casa a casa, com inspeção externa dos imóveis e educação em saúde em relação às arboviroses e seguindo todas as recomendações de combate ao COVID19”, afirmou.