Prefeitura de Eusébio reforça campanha de atualização das vacinas

quinta-feira | 26/11/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde e seu Departamento de Imunizações, informa que os Postos de Saúde continuam com lotes de vacinas para atualização das cadernetas de vacinas. Segundo a coordenadora da Imunizações, Rita de Cássia Alexandrino, o município ainda precisa atingir as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde, com relação as vacinas: pentavalente, tríplice viral, rotavírus, pneumo, meningo. Todos os Postos de Saúde de Eusébio estão funcionando de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, e contam com as vacinas necessárias para imunização.

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, os postos contam com salas de vacinação e seguem todos os protocolos de saúde para dar segurança aos cidadãos que se deslocam para receber as imunizações, “apesar de termos uma situação sob controle, não podemos baixar a guarda, por isso solicitamos a todos que utilizem máscara e mantenham o distanciamento social”, pontua.

Para ampliar a campanha e a cobertura de vacinação da população, a Prefeitura de Eusébio formalizou um Comitê Municipal Intersetorial para Intensificação da Cobertura de Vacinação, com integrantes da Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação e Coordenadoria de Comunicação. O Comitê vai planejar e realizar estratégias de ampliação da cobertura de imunizações no município.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que mesmo que a pessoa não possua o cartão de vacinação, isso não impede que ela receba a imunização. Ele frisa que as pessoas que estiverem nessa situação devem procurar o posto de saúde mais próximo de suas residências para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via. “Toda pessoa pode ser vacinada nos postos de saúde, onde recebe um registro de controle da vacinação, podendo atualizar mais tarde o documento. O cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais”, conclui.