Prefeitura e Banco do Nordeste renovam parceria

segunda-feira | 21/10/2013

A Prefeitura Municipal de Eusébio e o Banco do Nordeste renovaram a parceria para que o projeto CrediAmigo tenha continuidade no município. O Prefeito Júnior recebeu a visita do gerente de Microfinanças da instituição financeira Severino Pires, que fez um balanço dos 12 anos do projeto no município. Durante esse período foram liberados R$ 32,5 milhões beneficiando 4.740 pessoas, o que representa 10% da população eusebiense.

Somente neste ano de 2013, 1.336 pessoas decidiram participar do programa, que tem como objetivo capitalizar o micro empreendedor para reforçar seu comércio ou abrir um novo negócio. Para participar, o interessado pode formar um grupo de três a dez pessoas e ter acesso a um crédito que vai de R$ 100,00 a R$ 15 mil.

“A Prefeitura nos cedeu esse espaço no Mercado Central, que agora está sendo revitalizado pela atual administração, o que facilita muito o acesso dos usuários, inclusive porque todas as linhas do transporte gratuito param aqui”, disse Severino.

Segundo ele, a parceria tem continuidade com a participação de clientes do CrediAmigo nos cursos promovidos pela Prefeitura na Casa do Idoso, nos Centros de Referência em Ação Social (CRAS), nos Polos de Atendimento a Juventude e no Núcleo de Arte Educação e Cultura (Naec).

O CrediAmigo no Eusébio é exemplo nacional, tanto que no programa “Café com a Presidente” desta semana, o município foi citado através da micro empreendedora, Eudênia Pereira, que mora no bairro Santo Antônio. A presidente Dilma Rousseff disse que Eudênia cria, sozinha, dois filhos com a ajuda do Bolsa Família e que para colocar mais dinheiro em casa, ela vendia dindin. “Um dia, a Dona Eudênia conheceu um grupo que tomava empréstimo do Crescer (programa nacional de microcrédito) e resolveu participar também do programa. Primeiro, ela fez um empréstimo para comprar mais mercadoria.

Depois, tomou um segundo empréstimo e comprou um freezer para armazenar picolé. Agora ela já tem uma pequena vendinha, que fica na sua própria casa. As vendas da Dona Eudênia cresceram e, hoje, a vizinhança toda passa lá para comprar alguma coisa gostosa”, destaca a presidente.

Equipe do CrediAmigo no Eusébio: Paulo Wellington, Ailton Barbosa, Anderson Moura, Daniel Almeida, Rochele Rocha, Thiago Luna, Alessandro Marques, Rosilene Costa e Lysa Barbosa.

O posto de CrediAmigo fica no Mercado Central do Eusébio, Telefone para contato: 32604554 – 86232137.