Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Prefeitura empossa novos Conselheiros de Saúde e Fiocruz apresenta projeto de prevenção ao câncer do colo de útero

terça-feira | 09/04/2024
Fotos: Roberta Farias e Levy Oliveira/PME

Nesta segunda-feira (8) foi realizada no Gabinete do Prefeito, a solenidade de Posse dos membros do Conselheiro Municipal de Saúde de Eusébio. Os membros do Conselho terão mandato de dois anos (08 de abril de 2024 a 08 de abril de 2026).

Durante a solenidade de posse dos conselheiros, as pesquisadoras da Fiocruz Ceará, Renata Eleutério e Camily Mendes apresentaram um projeto de pesquisa em saúde da mulher. A pesquisa tem foco nas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e HPV, prevenção e diagnóstico e tratamento precoce do câncer de colo de útero.

Renata Eleutério, pesquisadora e bioquímica da Fiocruz, faz um breve relato do projeto apresentado. “Apresentamos hoje o projeto que visa realizar teste molecular em mulheres do município de Eusébio, tanto para identificar o HPV (presença ou ausência) mas também qual genótipo. Isso é interessante no sentido de acompanhar mulheres que foram vacinadas contra o HPV, para vermos se houve uma redução dos tipos que são mais graves e que precisam de acompanhamento. Pretendemos também realizar testes que contemplam ISTs e utilizando também um dispositivo de alto coleta, que é algo inovador e que não temos no âmbito público, mas pretendemos que o Eusébio seja o local modelo e que a gente possa em breve ampliar para todo o país”, finalizou.

Confira os nomes dos conselheiros empossados:

Representantes do Poder Público Municipal – Secretaria de Saúde
Titular: Cristiano Tavares Bessa
Suplente: Josete Malheiro Tavares
Secretaria de Desenvolvimento Social
Titular: Regina Barroso de Queiroz
Suplente: Janaína Maria Almada Pio
Secretaria de Educação
Titular: Kátia Fernanda da Silva Oliveira
Suplente: Losane Maria Dantas
Hospital Municipal Amadeu Sá
Titular: Danielle Ferreira Moreira Crispim
Suplente: Jackeline Bezerra Torres