Prefeitura entrega materiais e novo fardamento para os agentes de saúde

segunda-feira | 25/08/2014

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria de Saúde do Município, fez a entrega de materiais de uso diário e os novos fardamentos para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O material foi entregue durante a reunião mensal de avaliação realizada na Associação dos Agentes Comunitários de Saúde do Eusébio, na Tamatanduba, pelo secretário de Saúde, Mário Lúcio Ramalho.

Atualmente o município conta com 55 ACS na ativa cobrindo grande parte do município. Segundo o secretário Mário Lúcio, o projeto é consolidado no município e representa o primeiro contato da comunidade com o sistema de Saúde do Município.

“Os agentes de saúde dão um grande suporte para os projetos de prevenção de saúde em nossa cidade. Eis os resultados da redução do índice de mortalidade infantil e materna que o município conquistou neste ano, que teve a participação direta deles”, observou o secretário.

O Prefeito Júnior observa que a Atenção Básica no Eusébio tem obtido resultados excelentes, devido os programas de prevenção e manutenção da saúde da população. “Atuamos de forma permanente para que os agravos à saúde sejam evitados e os agentes de saúde tem papel preponderante nas comunidades, pois atuam de forma integradas com os médicos, enfermeiros e dentistas, visando a melhoria da qualidade de saúde da população”, comenta.

O Prefeito Júnior observa que, devido o processo de crescimento natural da população que ocorreu no Eusébio nos últimos anos, algumas áreas ficaram descobertas com relação trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, mas segundo ele, esse problema está prestes a ser resolvido. “Estamos em processo de licitação para a contratação de uma empresa que realizará concurso público para contratação de novos agentes de saúde, queremos alcançar novamente 100% da população com o programa”, observa.

O concurso também oferecerá vagas para Agentes de Endemias com o objetivo de ampliar as ações de prevenção contra doenças causadas por zoonoses, como é o caso da dengue. Segundo o prefeito serão ofertadas 26 vagas para agentes comunitários de saúde e 20 para agentes de endemias.