Prefeitura faz ação preventiva nas escolas contra o consumo de álcool

quarta-feira | 13/08/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, em parceria com a Secretaria de Educação, está realizando uma ação preventiva nas escolas da Rede Municipal de Ensino contra o consumo de álcool e outras drogas lícitas e ilícitas. A atividade está acontecendo nos turnos da manhã e da tarde nas unidades onde estão sendo ministradas a disciplina “Formação Humana e Cidadania”. A programação conta com apoio da Guarda Municipal de Eusébio, através do Ronda Escolar.

“Estamos trabalhando o tema “Prevenção ao Álcool”, com uma ação voltada para os adolescentes, pois temos conhecimento da grande incidência do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas pela juventude”, afirma a assessora especial de Políticas Sobre Drogas de Eusébio, Micheline Said. Ela destaca que essa atividade faz parte da V Semana Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas.

As dinâmicas realizadas nas escolas foram elaboradas pelo pedagogo Luciano Falcão, integrante do Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPs AD) do Eusébio, e consistem na exibição de vídeos e um momento de discussão através de uma roda de conversa, onde os adolescentes colocam suas avaliações sobre o tema. “É um trabalho gratificante, pois sentimos o envolvimento dos jovens e a conscientização com relação ao não uso de drogas”, observa Micheline.

Esse trabalho está sendo realizado nas escolas: Mário Sales, Lagoinha, Cararu, Eduardo Alves, Neusa de Freitas Sá, São Miguel, João de Freitas Ramos, Paulo Sá, Francisco Tavares de Abreu, Izídio José Campina, Elisbão Pio, Evandro Ayres de Moura, Josefa Sá, Guaribas, Santa Clara e Raul Tavares II.

O prefeito Júnior destaca a importância da Campanha de Prevenção ao uso de Drogas, realizada anualmente, como um marco de mobilização de toda a sociedade contra o grande mal representado pelas drogas, mas destaca que o Eusébio realiza ações permanentes de prevenção. Ele cita como exemplo a criação da disciplina “Formação Humana e Cidadania”, que realiza esse trabalho preventivo de forma contínua. “Estaremos colhendo em muito breve os frutos desse trabalho. Com certeza muitas vidas serão salvas e um dia eliminaremos de vez essa grande chaga social que vem destruindo muitos lares no País”, observa o gestor municipal.