Prefeitura promove assinatura do Termo de Cessão das Terras para a construção da CE-010

segunda-feira | 28/07/2014

A Prefeitura de Eusébio e o Governo do Estado do Ceará promoveram na manhã desta sexta-feira (25) a assinatura do Termo de Cessão das Terras para a construção da rodovia CE-010, que ligará o 4o Anel Viário à Ponte da Sabiaguaba. O prefeito Júnior coordenou o encontro, ao lado do presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Robert Smith e do presidente do Departamento de Estradas e Rodovias, Sérgio Azevedo, que 0representaram no ato, o Governador Cid Gomes.

Presente ao encontro, o secretário Executivo de Saúde do Estado, Acilon Gonçalves, justificou sua presença no evento lembrando que o início de todo esse movimento aconteceu através do projeto de construção do Pólo Tecnológico de Saúde para o Eusébio. “O Governo, a Adece e a Secretaria de Saúde definiram a implantação do projeto no Eusébio, muito por sua característica desenvolvimentista. Hoje a discussão é que esse pólo tecnológico não fique apenas naquela área da Precabura, mas alcance todo o município, tornando o Eusébio um pólo em tecnologia de saúde”, destacou.

O presidente da Adece, Robert Smith, destacou a importância do encontro para consolidar o projeto que trará infraestrutura para a região do Pólo Farmoquimico. “Estive com o prefeito Júnior na Fiocruz no Rio de Janeiro quando conhecemos aquela fundação, como também no Instituto Biomanguinhos que produz vacinas. Estive ainda com o governador Cid Gomes visitando a indústria Protalix, em Israel, que produz vacina a base de células de cenoura. Traremos essas indústrias para o Eusébio, como também uma fábrica americana que trabalha com plataforma vegetal”, observou.

Segundo Smith, a Fiocruz vai trabalhar na formação profissional e pesquisa. “Com todo esse aparato, diversas empresas estão querendo se instalar aqui. Por isso, estamos com o projeto de ampliar os incentivos fiscais para todas as empresas, do ramo, instaladas no município, o que reduzirá a pressão imobiliária e tornará o Eusébio um pólo nacional de ensino e pesquisa”, disse. Smith asseverou que esse trabalho está sendo feito em conjunto com a Prefeitura.

O prefeito Júnior destacou que a rodovia CE-010 terá 8,2Km de extensão e três pistas de rolamento, reduzindo as distâncias entre o Porto do Pecém e o Pólo Tecnológico de Saúde e facilitando o escoamento da produção, trazendo mais desenvolvimento para o município. “Temos o exemplo da Avenida Washington Soares que trouxe desenvolvimento em toda sua extensão. Com a CE-010, o Eusébio vai ganhar no desenvolvimento econômico, e vai consolidar nosso município como pólo de saúde, tecnologia, ensino e pesquisa”.

O chefe do Executivo afirmou que pensando no futuro, a Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Amma) incluiu todo o trajeto da CE-040 e da CE-010 como área especial de comércio e serviços no Plano Diretor do município. “Portanto, toda aquela área por onde a rodovia vai passar poderá receber empresas. Nessa reunião, os proprietários estão assinando, antecipando a doação de áreas para o Fundo de Terras. Dessa forma estaremos agilizando o processo, pois a prefeitura também vem fazendo a sua parte e doando áreas para a obra. Essa será uma via de desenvolvimento e mais uma rota para que o município cresça”, destacou o prefeito.

Em seguida, os proprietários das terras, os empresários Ralmiro Maia, Fernando Cirino e César Montenegro assinaram o termo de doação, dando uma grande contribuição para a conclusão da rodovia que ligará o Eusébio ao sistema de rodovias estruturantes estaduais e federais. Participaram do evento a Banda de Música do Eusébio e o Coral da Escola Josefa Sá que fizeram apresentações, os vereadores e os secretários municipais.