Prefeitura realiza 1o Encontro da Comunidade Surda do Eusébio

quinta-feira | 25/09/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através do Núcleo de Apoio aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAME), realiza na próxima sexta-feira (26), o 1o Encontro da Comunidade Surda do Município de Eusébio. O evento acontecerá a partir das 8 horas no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, na Rua Maria Teixeira Jucá, Parnamirim.

Segundo a coordenadora do NAME, Elieuda do Vale, esse será o primeiro encontro da comunidade surda de Eusébio, como objetivo promover a integração dos seus membros. O evento começará às 8 horas com o credenciamento, e a abertura com o Hino Nacional cantado em LIBRAS. Após a fala do Prefeito Júnior e demais autoridades, será ministrada a palestra do professor Nilton Câmara, que é intérprete de Libras, sobre o ‘papel da pessoa com deficiência na sociedade’.

A programação segue às 10 horas com exposição de trabalho dos alunos nas escolas e em seguida o depoimento de uma mãe de um aluno surdo atendido pelo NAME e que hoje está matriculado no Instituto dos Surdos em Fortaleza. Segundo Elieuda, ela quer agradecer a Prefeitura de Eusébio por ter proporcionado seu filho uma escolaridade que hoje lhe deu condições de seguir estudando com afinco na escola especializada.

Às 9h30min, o professor Aristides Daniel, que tem deficiência auditiva, vai ministrar uma palestra sobre sua experiência de vida. Às 10h20 minutos o coral “As mãos que falam” fará uma apresentação em LIBRAS e a programação será encerrada com uma dinâmica coordenada pelo professor Aristides.

O NAME atende 35 surdos com total acompanhamento educacional especializado. Esse trabalho é realizado, principalmente, com os alunos que já estão no ensino regular, “eles permanecem um turno na escola e no contraturno vêm para o NAME onde são atendidos por nossas técnicas”, afirma Elieuda.

Nas escolas do ensino regular, o NAME também realiza o acompanhamento através da equipe de inclusão, que realizam o trabalho de integração dos alunos com deficiência com os chamados alunos ‘ouvintes’, através da implantação da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRA).