Prefeitura realiza limpeza da Lagoa das Guaribas e pede que moradores solicitem ligação de esgoto à Cagece para que evitar poluição do local

sexta-feira | 05/11/2021
A Prefeitura executou a limpeza da Lagoa e agora vai partir para resolver problemas pontuais de poluição que afetam o reservatório hídrico (Foto: Jully Lioba/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizou a limpeza do espelho d’água da Lagoa das Guaribas. Foram 18 dias de trabalho que contou com a colaboração da comunidade, junto com funcionários e maquinário da Prefeitura. Ocorre que a lagoa continua recebendo água servida com possível origem da estação elevatória e/ou de algumas residências. A Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) vai solicitar à Cagece que investigue essa situação o mais breve possível.

O Prefeito Acilon Gonçalves, que esteve no local, pediu aos moradores que solicitem à Cagece a ligação dos esgotos de suas residências ao sistema central, o que impedirá que os dejetos sejam jogados na Lagoa. “Pedimos que a população, que ainda não tem seus esgotos ligados no sistema central, que se dirija à Cagece e faça essa solicitação o mais breve possível, pois os esgotos não serão mais lançados na Lagoa. Lembrando que a Prefeitura, como prometido, pagará por dois anos, tanto a Taxa de Água como a Taxa de Esgoto dos moradores daqui do entorno que assim procederem”, disse.

Acilon afirmou que o pavimento da urbanização da Lagoa, danificado pelo tempo e pelo maquinário que realizou a limpeza da Lagoa, será recuperado o mais breve possível. Disse que para que o trabalho possa ter continuidade, a Prefeitura vai manter uma equipe permanente de limpeza da Lagoa das Guaribas a cada seis meses, “além de fazer o dia a dia, com a coleta de lixo que é jogado ou mesmo trazido pelo vento para a Lagoa, vamos também fazer a limpeza do mato a cada seis meses. Essa é a forma de tratar o meio ambiente em nossa cidade, cuidando dos reservatórios de água, das nossas matas e tudo que é área verde na cidade, para termos um município sustentável”, disse.