Prefeitura realiza palestras de prevenção para idosos

quinta-feira | 31/07/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realiza, de 6 a 26 de agosto, uma série de palestras que visam alertar as pessoas da terceira idade como elas devem se prevenir contra ataques de animais domésticos. O evento, coordenado pela Vigilância Sanitária do município, decorre da grande incidência de idosos que chegam aos postos de saúde do município, alvos de ataques de cães.

A ação preventiva abordará ainda prevenções contra o calazar e a raiva. A coordenadora da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Adriana Bezerra, que ministrará as palestras, afirma que no encontro vai falar sobre os cuidados que os idosos devem ter com os animais domésticos e quais os procedimentos que devem tomar em algum caso de agressão. “Queremos evitar problemas mais graves, como o idoso ser acometido de alguma doença proveniente dos animais”, destaca.

As palestras serão iniciadas na Casa do Idoso da Tamatanduba, no dia 6, às 13h30min. No dia 12 de agosto, será a vez da Casa do Jabuti, às 8h30min. No dia 13, o evento será na Santa Clara, no mesmo horário e no dia 14, na Casa do Timbu, também às 8h30min.

A programação segue no dia 19, no Cauaçu; dia 20, na Mangabeira; dia 21, no Santo Antônio e no dia 26, na casa do Parque Havaí, encerrando a programação. Segundo o prefeito Júnior, as palestras são necessárias para que os idosos se resguardem de algumas atitudes e evitem os ataques de animais domésticos. “Dessa forma evitarão transtornos, como ter que se deslocar aos postos de saúde para serem vacinados contra raiva ou terem que passar por tratamentos contra outras enfermidades”, disse.