Prefeitura realiza plenária para elaborar do Plano Municipal de Saneamento Básico

quarta-feira | 06/08/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Obras, realizou nesta quarta-feira (6), na Escola Neusa de Freitas Sá, a Plenária da Sede para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O evento teve como objetivo coletar as demandas locais, em referência aos quatro pilares que formam o PMSB, que são: Esgotamento Sanitário, Abastecimento D’água, Coleta Seletiva e Destinação dos Resíduos Sólidos.

Os técnicos da empresa Consducto, vencedora da licitação realizada pela prefeitura, Fernando Barbosa e Carlson Cabral apresentaram a metodologia de trabalho que será seguida para a elaboração dos planos, com a participação da sociedade.

Nesse encontro foram escolhidos os dois ‘atores sociais’ que representarão a Sede na elaboração dos projetos. Segundo Fernando Barbosa, os escolhidos devem estar conscientes que representarão toda uma comunidade e por isso devem estar prontos para discutir, examinar, propor e fazer escolhas em nome de todos.

Ele destacou que a elaboração dos Planos segue um roteiro de ampla participação popular. “Já realizamos o seminário e agora iniciamos as plenárias. Fora este encontro, aqui na Sede, teremos um no Jabuti e outro no Santo Antônio. Em seguida faremos a capacitação dos atores sociais escolhidos em cada plenária. O próximo passo será um Seminário onde faremos o diagnóstico de todo o município para a discussão das propostas. E no final realizaremos a Conferência, com a entrega da minuta do projeto ao prefeito Júnior, que a encaminhará a Câmara Municipal”, afirmou Fernando. “A importância desse Plano de Saneamento Municipal, é que o atual e futuros gestores terão as diretrizes do que poderão fazer em termos de saneamento nos próximos 20 anos no município. E esse plano não é engessado, a cada quatro anos ele deve ser revisado e alterado, mas sempre com a participação da população”, observou.

O técnico Carlson Cabral falou sobre a legislação em torno dos projetos e os critérios para a elaboração tanto do PMSB como do PMGIRS. Participaram da plenária os representantes das seguintes comunidades: Parque Havaí, Urucunema, Pires do Façanha, Guaribas, Tamatanduba, Lagoinha, Cauassu, Autódromo e Sede.