Prefeitura seleciona Organização da Sociedade Civil para a organização do Festival Eusébio Junino 2019

quarta-feira | 05/06/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, encerra no dia 10 de junho, às 9 horas, o processo de inscrição e seleção pública de Organização da Sociedade Civil – OSC para a realização do Festival Eusébio Junino – Edição 2019. A OSC selecionada terá como objetivo específico a organização cultural de toda programação oficial do Festival Eusébio Junino, realizando um festival de quadrilhas municipal e Regional, bem como o gerenciamento administrativo e financeiro do repasse dos recursos para 13 quadrilhas juninas do município, sendo uma Infanto Juvenil e 12 infantis, para a produção de figurinos, adereços e apresentações nos festivais.

A OSC selecionada deverá contribuir para a ampliação e o fortalecimento das políticas de patrimônio imaterial do município; reconhecer, valorizar e promover os saberes e fazeres tradicionais da cultura cearense; incentivar e difundir os processos da produção, difusão, formação e fruição das manifestações culturais populares dos festejos juninos; incentivar a criação e permanecia da tradição junina nas escolas e grupos locais oriundos da cidade de Eusébio.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Leo Abreu, o Festival Eusébio Junino terá uma programação cultural voltada para promoção e valorização das tradições juninas no município.  “Os grupos de quadrilhas juninas receberão, individualmente, uma subvenção no valor de R$ 4.000,00 na categoria infantil e R$ 12.000,00 na categoria Infanto Juvenil para a produção de figurinos, adereços e apresentações”, pontua.

Frisa que no que se refere as premiações do Festival Eusébio Junino-Edição 2019, serão contempladas as três quadrilhas adultas que melhor pontuarem, sendo que o primeiro lugar adulto receberá R$ 3.000,00 e troféu; o segundo lugar adulto receberá R$ 2.000,00 e troféu; e o terceiro lugar adulto receberá R$ 1.000,00 e troféu. “Já, os três primeiros lugares do Festival de Quadrilhas Infantis, que terão subvenções da prefeitura para suas apresentações, receberão troféus”, detalha.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que os festejos juninos tem uma forte tradição no Nordeste e em especial no Eusébio, que possui grupos juninos que têm se destacado em festivais no município e Estado. Ressalta que também é nesse período que o município celebra seu aniversário de emancipação. “É um mês de alegria e de festejos e por isso conclamamos toda a população a participar da festa, que com certeza estará à altura das tradições culturais de nossa cidade”, asseverou.

Veja o edital no seguinte endereço:

file:///C:/Users/USURIO~2/AppData/Local/Temp/Rar$EXa0.274/index.html