Profissionais da UEPA ministram formação para profissionais da Educação

terça-feira | 13/06/2023
Fotos: Jully Lioba/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), continua capacitando os professores da rede municipal de ensino. Nesta terça-feira (13) foi iniciado o segundo módulo da Formação para profissionais de apoio das escolas com o tema “O cotidiano escolar no processo de inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. A Formação foi realizada na Escola de Formação Pais e Mestres e ministrada pelas profissionais: Arismênia Lima, (terapeuta ocupacional e coordenadora da UEPA); Ana Paula Holanda (Pedagoga) e Karina Lopes (psicóloga clínica), que fazem parte da Unidade Especializada da Pessoa com Autismo (UEPA).

Patrícia Castro, secretária-executiva da Secretaria Municipal de Educação de Eusébio destaca a importância dos profissionais de apoio estarem participando de mais uma formação. “Essa formação acontece mensalmente e hoje estamos aqui com as profissionais da Uepa dando essa contribuição para nossas profissionais de apoio das escolas recebam esse aprendizado. Essa formação é realizada em quatro turmas, duas hoje e duas amanhã”, destacou.

Arismênia Lima, terapeuta ocupacional e coordenadora da Unidade Especializada da Pessoa com Autismo, pontua que o processo inclusivo de crianças autistas nas escolas é fundamental. “Estamos contribuindo com essa formação para os profissionais de apoio da educação, pois a maioria acompanha crianças autistas. Nós enquanto UEPA, estamos aqui passando as orientações em relação ao cotidiano do aluno, que é muito importante. O processo inclusivo das crianças autistas nas escolas é de fundamental”, disse.

A formação contou com a presença da primeira-dama e deputada estadual Marta Gonçalves, que é uma grande incetivadora de inclusão de crianças, jovens e adultos no município. Escolas participantes dessa atividade são as seguintes: Adelino Bezerra, Alisson Silva, Almir Ferreira, Cararu,Criança Vivendo Feliz, Edmilson Pinheiro, Eduardo Alves, Elisbão Pio, Elizabeth de Abreu, Erotides de Melo Lima, Evandro Ayres, Formiguinha em ação, Francisco José, Francisco Tavares de Abreu, Guaribas, Izídio José Campina, João de Freitas Ramos, Josefa Sá, Largão, Lucimar Gomes da Silva (Autódromo).