Programa de Saúde na Escola planeja ações pra 2015

quinta-feira | 31/07/2014

O Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), do Programa de Saúde na Escola, da Prefeitura Municipal de Eusébio, realizou nesta quinta-feira uma reunião de avaliação do projeto nos anos de 2013 e 2014 e elaborou um planejamento de atividades para 2015 e 2016. O Grupo é formado pelos secretários de Saúde, Mário Lúcio Ramalho e de Educação, Ivonilde Santos, do Coordenador de Articulação Comunitária, Armando de Paula; da coordenadora do Programa de Saúde da Família, Nelci Bezerra; da coordenadora do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), Maria do Carmo Santos; da Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Cultura e Turismo, Sandra Façanha, além de outros representantes das secretarias de Educação e Saúde.

O ano letivo do SPE inicia sempre no final de julho. O programa é voltado para os alunos da rede municipal de ensino e neste ano será realizado em 15 escolas, atendendo 4.900 alunos. O SPE é baseado em três componentes. O primeiro tem como meta o atendimento em saúde dos alunos, seja com exames de optometria, vacinação e outras ações e é coordenado pela Secretaria de Saúde, através dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF’s).

O segundo componente realiza ações de Saúde e Educação nas escolas, através das secretarias de Educação e Saúde; e o terceiro componente, que tem a frente à Secretaria de Educação, é voltado para diversas capacitações, tais como: prevenção e combate ao bullying, prevenção às drogas, gravidez na adolescência. alcoolismo, violência, dentre outros temas.

Segundo o prefeito Júnior, o Programa de Saúde na Escola é realizado em parceria com o Ministério da Educação e tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes através de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, possibilitando o enfrentamento dos problemas que possam comprometer o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.