Programa Ecofarmácia é implantado em Eusébio

quarta-feira | 23/02/2022
A caixa de descarte da Ecofarmácia está instalada na Farmácia Central. Fotos: Levy Oliveira/PME

Nesta terça-feira (22) foi realizada a solenidade de implantação do programa Ecofarmácia – Descarte inteligente. A solenidade aconteceu na Farmácia Central de Eusébio, local de instalação da primeira caixa da Ecofarmácia, a qual a população poderá fazer o descarte do medicamento vencido ou em desuso. A princípio, os funcionários da Farmácia Central irão receber da população os remédios vencidos e fazer o descartem apropriado.

Conforme o Prefeito Acilon Gonçalves, a população deve sempre ficar atenta ao prazo de validade das suas medicações.  “Eu chamo a população para olhar o seu medicamento semanalmente. Pegue sua caixinha de remédio e observe se tem algum vencido ou para se vencer. Se tiver vencido, é só vir na Farmácia Central e fazer o descarte”, disse.

“A maioria das famílias no País fazem o descarte inadequado de medicamentos, muitas vezes jogam no quintal de casa, no ralo da pia e isso polui o meio ambiente, põe risco à saúde das pessoas e dos animais. Acredito que esse é um trabalho muito mais educativo, digamos civilizatório e incluir na agenda da rotina das pessoas esse cuidado no descarte de medicamento”, disse Josete Malheiro, Secretário de Saúde de Eusébio.

Sebastião Carneiro, Secretário adjunto da Autarquia Municipal do Meio Ambiente, Controle e Planejamento Urbano (AMMA) destaca. “O nosso município sempre está inovando, e, a implantação da Ecofarmácia será um ganho a mais para a cidade. Nós, da AMMA estaremos à disposição para o que for necessário nesse projeto”, disse.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), parceiro das empresas Análise Lógica e BioChem Inova, entra como parceiro do projeto Ecofarmácia. Auzuir Ripardo, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Coordenador do programa Ecofarmácia pontua que foram muitos meses de dedicação ao projeto. “Foram meses desenvolvendo o projeto, concebendo a ideia para ser implantado. O descarte correto dos medicamentos vencido ou em desuso proporciona cuidados com o meio ambiente e à saúde. Nós criamos um site e estamos na finalização de um aplicativo para que em breve a população de Eusébio possa acessar e utilizar, baixando através da Google Play ou da Apple store. A gente fica feliz desse projeto piloto ser implantado no Eusébio”, pontuou.