Programa Renda Mínima tira 4 mil famílias da pobreza

terça-feira | 21/01/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio comemora, agora em 2014, os 10 anos do “Renda Mínima”, o maior programa de distribuição de renda do Ceará. Iniciado em 2005, o benefício foi concedido inicialmente para 105 famílias. Durante uma década 4.079 delas foram beneficiadas. Segundo o Prefeito Júnior, o Renda Mínima está sendo fortalecido na atual administração por seu papel preponderante de retirar famílias de situação de risco social.

“Nesse período, ampliamos os beneficiários em quase 1000%. Hoje 808 famílias participam do programa”, destaca o Prefeito Júnior. O sucesso do Renda Mínima, segundo ele, decorre do cumprimento fiel dos critérios estabelecidos para que as famílias recebam o benefício. “A família, para ter acesso ao programa, não pode ter nenhuma renda e deve fazer parte do Bolsa Família ou de outro programa social”, frisa o prefeito.

Segundo ele, a família deve ainda apresentar mensalmente a freqüência escolar dos filhos e um recibo comprovando que adquiriu, no mês, no comércio da cidade, o valor de 40% do benefício com alimentos. Esses critérios também são exigidos pelo governo federal para a concessão do Bolsa Família, mas o que diferencia o programa eusebiense do programa federal é um terceiro critério, que na visão do prefeito Júnior, fideliza os beneficiários – o cumprimento de 100 horas mensais de serviços prestados em algum órgão da prefeitura. “Dessa forma a prefeitura além de dar o peixe, ensina o beneficiário a pescar”, compara.

O programa também possibilita que o beneficiário seja encaminhado para capacitações, vagas de empregos e que tenha acesso a microcréditos, através de parcerias com o Sine/IDT, Profitec e com o Banco do Nordeste. Desta forma, quando o provedor de uma família consegue vaga no mercado de trabalho, dá a vez para outra família receber o benefício do Renda Mínima. “Neste trabalho, um total de 360 famílias já saíram do programa e vivem em um novo patamar social”, conclui o prefeito