Programa Saúde e Prevenção nas Escolas recebe novos integrantes

quarta-feira | 12/02/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através das secretarias de Educação e Saúde, realiza nos dias 12, 13 e 14 uma capacitação do programa Saúde e Prevenção na Escola (SPE) que contará com a participação de 55 adolescentes e nove professores, no Pólo de Atendimento à Juventude do Jabuti. O SPE, criado pelo decreto federal 6.286, é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Segundo a secretária de Educação, Ivonilde Santos da Silva, os alunos foram escolhidos por sua capacidade de oralidade e desenvolvimento na escola. “Como eles serão multiplicadores devem ter algumas características como facilidade de comunicação e iniciativa”, destaca a secretária. Após a capacitação, os alunos estarão aptos para trabalhar nas escolas realizando atividades com os colegas, através de palestras, rodas de conversas, esquetes, peças teatrais e oficinas.

O secretário de Saúde, Mário Lúcio Ramalho Martildes, por sua vez, destaca os temas que serão abordados na capacitação, dentre eles, o gênero, gravidez na adolescência, DST/Aids, direitos do adolescente, prevenção ao uso de drogas, Bullying, Alimentação e nutrição, entre outras. “A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação.

Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos”, afirma o secretário.

A mesma capacitação será realizada também nos dias 24, 26 e 28 de fevereiro, no Pólo de Parque Havaí (ABC) e nos dias 17, 18 e 21, no Pólo da Mangabeira.