Programação celebra o ‘Dia da Consciência Negra’ no Eusébio

quinta-feira | 21/11/2019

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Eusébio realizou uma série de atividades nesta quarta-feira (20). A Secretaria de Cultura e Turismo realizou o evento “Ubuntu – Sou o que sou pelo que nós somos”, com exposição, roda de conversa, roda de capoeira, dança, música, entre outras atividades. Já a Secretaria do Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes realizaram, na Câmara Municipal de Eusébio, o seminário com o tema “Construção do Brasil a partir da Cultura Negra”, atividade integrante do Trimestre dos Direitos.

Esse seminário contou com a exibição do curta metragem “Cabelos de Yami”, seguido de um debate sobre discriminação na escola e direitos das crianças. Posteriormente foi exibido a campanha “Invisible players” realizada pelo governo do Paraná sobre o racismo institucional e por fim uma discussão entre os presentes sobre racismo institucional.

Já no Núcleo de Artes, Educação e Cultura Aloísio Bruno (NAEC), aconteceu pela manhã um bate papo aberto ao público com Patrícia Bittencourt – Rede Kilofé, Mestre Kanu e Mestre Cal do Rap. No final da tarde foi realizada a lavagem das escadarias da cidade cenográfica Eusebelém, com Pai Daniel e à noite houve um cortejo de brincantes com o grupo BREU, Roda de Capoeira, Roda de Coco e encerrando o dia com um animado Samba de Roda.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, “Ubuntu” é uma noção filosófica de origem africana que expressa a relação indivíduo-comunidade e significa “eu sou porque nós somos”, passando a ideia de que todos são iguais e que o racismo e o preconceito não têm mais lugar na sociedade atual.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o Dia da Consciência Negra é uma data para reflexão com relação a discriminação racial que ainda existe na sociedade. “Também é um momento de reconhecer a contribuição dos afrodescendentes para a construção do nosso país. É importante valorizar todas as culturas que contribuíram e contribuem para a formação de nossa cidadania e de nossa sociedade,” pontuou.