Projeto ASA apresentado na APRECE

segunda-feira | 02/12/2013

A Prefeitura de Eusébio apresentou, no último dia 29 de novembro, o projeto Agente de Saúde Adolescente (ASA), durante a reunião extraordinária da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), realizada no auditório da Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará). O evento contou com a presença de mais de 60 prefeitos do Estado, interessados em levar para suas cidades essa experiência eusebiense de protagonismo juvenil.

Segundo Tati Andrade, representante oficial do Unicef no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, o projeto ASA é um exemplo a ser seguido pelos demais municípios pois tem como propósito a cidadania e a participação do jovem como agente de mudança da sociedade. O voluntariado é outro ponto forte do projeto, que possibilita que os participantes possam fazer o elo Escola-Unidade de Saúde, ampliando a freqüência de adolescentes à unidade, incentivando o planejamento familiar e a participação das famílias em atividades relacionadas com os adolescentes na escola e na unidade de saúde.

O projeto foi apresentado pelo adolescente Rodrigo que destacou que as ações acontecem de adolescente para adolescente. “Uma vez por semana, dois alunos vão às unidades de saúde no dia de atendimento voltado aos adolescentes. Nesse período recebemos os jovens encaminhados pelas escolas e realizamos atividades educativas enquanto eles esperam a consulta.

Também esclarecemos sobre os atendimentos, exames, prevenção de DST/Aids e a gravidez na adolescência”, observou.