Projeto Chá Tecnológico e Social encerra curso para idosos em Eusébio

quinta-feira | 24/03/2022
O projeto capacitou 20 idosos e 6 deles receberam certificado de aluno nota 100. Fotos: Levy Oliveira/PME

O Instituto Idear encerrou nesta quinta-feira (24), o Projeto Chá Tecnológico e Social. Esse projeto, idealizado pelo Instituto Idear em parceria com o Conselho Estadual do Direito do Idoso – CEDI, e com o apoio da Prefeitura de Eusébio através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), é totalmente gratuito e voltado para os idosos. Aqui no município de Eusébio o projeto capacitou 20 idosos, sendo que 6 deles chegaram a fazer mais de 100 (Cem) horas de cursos em várias áreas, acima da quantidade necessária, recebendo o certificado de aluno nota 100.

O projeto Chá Tecnológico, conta com uma programação completa de atividades para facilitar o aprendizado em temas que ajudarão no dia a dia das pessoas acima de 60 anos, contribuindo com a comunicação entre amigos e familiares, para isso o projeto prevê o uso de um tablet com internet para uso durante o curso e ao final o mesmo é doado aos alunos. A doação dos equipamentos tecnológicos se dá através das empresas patrocinadoras, como a Samsung por exemplo.

Marta Gonçalves, primeira dama de Eusébio esteve presente no encerramento dos cursos e incentivou os idosos a não desistirem de aprender algo novo. “Não desistam! Que a comunicação é essa. E a hora que a gente aprende, a gente tem o mundo em nossas mãos. Peçam a quem puder ajuda-los. Eu, por exemplo adoro crochê, e na internet tem vários cursos nos ensinando a fazer peças maravilhosas de crochê, tricô, bordado. Existe aqui dentro os nossos neurônios, a gente lê e eles se movimentam. A gente só envelhece quando a gente não busca conhecimento. Vocês estão de parabéns com essa conquista”, incentivou.

Durante as atividades, os idosos aprendem a utilizar o celular em todas suas funções, redes sociais, pesquisas na internet, aplicativos de banco e de transportes, compra e venda na internet. Além disso, são realizadas atividades complementares com minicursos e oficinas de desenvolvimento cognitivo, culinária, crochê, música, saúde, artesanato e diversos outros temas de interesse da geração 60+.

Conforme Walda Viana, Conselheira do Conselho Estadual do Direito do Idoso (CEDI) a iniciativa do Idear é de grande importância para os idosos aprenderem algo novo. “Quando o Instituto Idear nos apresentou a proposta, nós vimos a oportunidade que os idosos teriam de aprender. Este curso, com a parceria de várias empresas dá a oportunidade de o idoso ter seu próprio tablet e seguir exercitando, compartilhando e aprendendo mais”, disse.

Samara Cordeiro, Secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio, destaca que “foi um sonho que se tornou realidade, hoje estou arrepiada, emocionada com a evolução deles. Muitos diziam que ninguém tinha paciência com eles para ensinar a usar equipamento eletrônico. Hoje estão felizes e “sabidos”, mexendo no Facebook, no Instagram”, destacou.

Idosa participante dos cursos destaca que ‘nasceu de novo’ aprendendo através do projeto.

Uma das idosas participantes do projeto Chá tecnológico disse “Depois do curso eu sou outra pessoa, eu nasci de novo. Cheguei aqui  sem saber enviar mensagem, agora, sei até pesquisar e postar no facebook”.