Projeto Rádio Escola do Eusébio comemora resultados de 2020

quinta-feira | 17/12/2020

Ps programas foram realizados e apresentados em forma de vídeos pelas redes sociais (Foto: Divulgação/Internet)

Mesmo sem aulas presenciais e o ano letivo sendo realizando em sua maior parte de forma remota, a Secretaria de Educação de Eusébio da Prefeitura de Eusébio, manteve em pleno funcionamento seus projetos pedagógicos e de formação. Um deles foi o Projeto Rádio Escola, que obteve pleno êxito em 2020. Segundo a secretária de Educação de Eusébio, Goretti Frota, de abril até novembro foram desenvolvidos programações com os temas direcionados pelo instrumental recebido na capacitação. “Nossas crianças e adolescentes tiveram um desenvolvimento fantástico, apesar das dificuldades”, avalia.

Participaram do projeto neste ano, as escolas: Adelino Bezerra, Eduardo Alves Ramos, Oscar Feitosa, Otoni Sá, Erotides Melo Lima, Santa Clara, Mundo Encantado da Criança, Josefa Sá, Cararu, Elisbão Pio, Paulo Sá e Moacir Ferreira. Segundo a coordenadora do projeto, a professora Lúcia Baltazar, os programas foram realizados e apresentados em vídeos pelas redes sociais, e os temas mais abordados foram: trabalho infantil, direitos da criança e adolescentes, meio ambiente, alimentação saudável, consciência negra, respeito e diferenças, racismo, aniversário do município, folclore, homenagem aos professores, semana do bebê.

“Foi um ano atípico, mas de grande aprendizado. É na dificuldade que a criatividade mais aflora e é onde o ser humano demonstra seu poder de adaptação. Nosso projeto tinha tudo para ficar parado, pois necessita da presença dos alunos na escola e os participantes para fazer os programas ao vivo, mas encontramos pela internet uma forma de interagir, que foi uma grata surpresa, pois tivemos programas de alto nível e uma grande participação dos alunos” avalia Lúcia Baltazar.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o projeto tem contribuído para a formação cidadã dos alunos, tanto no desenvolvimento do censo crítico, quanto ao comportamento, participação, desinibição, interesse nos estudos e companheirismo. “Muitos alunos que participaram do projeto tem um papel de destaque nas áreas onde atuam, pois o Rádio Escola trabalha a questão da oralidade e da busca de informação, que são dois pontos importantes para o desenvolvimento da pessoa. Além disso, promove a participação crítica e igualitária, permitindo que todos possam se expressar, discutir e refletir sobre seus problemas, suas ideias e inquietações, mediando diálogos, e interagindo com a comunidade de uma forma geral”, argumenta.