Projeto voltado para inclusão digital dos idosos é lançado pela Prefeitura de Eusébio

sexta-feira | 15/10/2021
Lançamento do projeto Chá Tecnológico aconteceu no auditório do CRAS -Sede e contou com s participação de idosos de vários bairros (Foto: Jully Lioba/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com o Instituto Idear, realizou nesta sexta-feira (15), a aula inaugural do Projeto Chá Tecnológico e Social, voltado para a inclusão digital e tecnológica de idosos, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS – Sede). Durante a atividade 26 idosos de vários bairros da cidade receberam o Kit do projeto que inclui um tablete com internet, uma apostila, camiseta, canetas e blocos de anotações.

Segundo do diretor técnico do Instituto Idear, Wagner Araújo, o projeto foi aprovado pelo Conselho e Fundo Estadual do Idoso e o Eusébio é o segundo município a ser beneficiado. Os recursos são captados de empresas que abatem do Imposto de Renda. “No projeto eles aprendem a utilizar os aplicativos, a utilizar o celular para enviar mensagens, salvar contatos entre outras atividades básicas. Além da inclusão digital o projeto tem outras capacitações extras, como culinária, ginástica, crochê, entre outras”, disse.

Outro ponto importante do projeto Chá Tecnológico é fortalecer os vínculos dos idosos com os familiares e amigos através das facilidades da tecnologia. A capacitação tem carga horária será de 50 horas. Inicialmente serão três aulas por semana com duração de 1 hora, mas quando iniciarem as demais atividades extras, a carga horária poderá chegar a 80 horas. As aulas acontecerão pelo Google meet. “Nessa aula inaugural eles vão aprender a mexer com o tablete e acessar as aulas online. Também vamos pegar a documentação e eles assinarão um termo de compromisso. Caso eles cumpram toda carga horária no final do cursos receberão o tablete de forma permanente”, disse Cristina Luz, Coordenadora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Idear e responsável pelo projeto Chá Tecnológico.

A secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro, fez a saudação inicial da aula inaugural e destacou a importância da inclusão tecnológica nos dias atuais. “Será uma ferramenta muito importante para que vocês possam ter uma melhor comunicação. E saibam que vocês são capazes de aprender, não tem idade para isso e, com certeza, essa conectividade trará mais felicidade para vocês. Queremos agradecer a parceria do projeto Idear e dizer que ela é fruto da visão política do nosso prefeito Acilon Gonçalves que investe na melhor idade e que acolhe vocês. E todo projeto que vem beneficiar os cidadãos nós abraçamos”, ressaltou.

Em seguida, foram entregues os kits e iniciada a capacitação com os idosos aprendendo a ligar o tablete, acessar a internet e o link das aulas online. A senhora Fátima Silva, moradora do Timbú, afirmou que ficou muito feliz com a oportunidade, pois entende que a pessoa idosa muitas vezes fica esquecida. “Eu mesmo não acreditava que um dia poderia usar esses celulares modernos, mas minha neta me deu um e disse que eu ia aprender sim. Então esse curso aqui vai me auxiliar bastante a conhecer os caminhos para utilizar a internet”, disse.

O Projeto Chá Tecnológico e Social Estadual é gratuito e já incluiu digitalmente centenas de pessoas 60+ com aulas e atividades voltadas para a utilização de ferramentas digitais do dia a dia, através do celular ou computador. Além disso, são ofertadas aulas complementares de ginástica, canto, culinária, cidadania, crochê e muito mais. O projeto foi iniciado em Maracanaú, quando foram capacitados 500 idosos e este ano foi iniciada a parceria com o Governo do Estado. O município de São Gonçalo foi o primeiro a receber o projeto. No total, serão beneficiados 10 municípios nessa fase do Chá Tecnológico.