Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Psicóloga dá dicas de como fugir do estresse, ansiedade e insônia no período do isolamento social

terça-feira | 26/05/2020

O estresse, a ansiedade e a falta de sono são problemas que têm afetado muitas pessoas no atual momento de isolamento social. Para especialistas os altos e baixos emocionais já eram esperados, pois o medo de contrair a doença, associado a falta de perspectiva futura tende a afetar a mente de alguma forma. A pandemia não está afetando apenas o físico, mas o emocional das pessoas.

O afastamento social tem sido o método mais utilizado para conter o avanço do vírus, e com ele tem sido comuns as sequelas naturais do distanciamento. Os efeitos dessa situação, podem ser potencializadas com situações que geram estresse como; as questões financeiras, convívio em excessivo com algumas pessoas e a ausência de outras, ansiedade, angústia, insônia, depressão, pânico, para mencionar apenas algumas das consequências.

Diante desse quadro é que a Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV) tem realizado o atendimento psicológico online para aconselhamento e cuidado das pessoas em situação de agravamento psicológico. O atendimento pela internet, que já existe, é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia há anos, e hoje é a melhor opção para a manutenção dos atendimentos, bem como para ajudar as pessoas que estão sofrendo os efeitos do afastamento social.

Segundo a coordenadora da CMVPV, Rosa Leite, o atendimento está sendo realizado pelo link bit.ly/ajuda_psicologica_CMVPV que pode ser acessado pela página do Instagram da @coordenadoriacmvpv Atualmente, a coordenadoria está acompanhando 96 pessoas por esse sistema, sem contar com os que entram e saem do link. Segundo ela, o que se tem observado é que as questões de ansiedade e estresse têm aumentado com o isolamento social, e que algumas pessoas conseguem lidar com a situação e sair dela e outras não.

“Sabemos que o aumento dessas comorbidades não é algo que surgiu com o isolamento, já existiam mas foram exacerbadas no momento atual. Eu comparo essa situação com um carro que vinha a 200 km por hora e de repente tem que parar bruscamente devido a uma pedra ou a um buraco no caminho. E nessa parada brusca, sujeito que esse carro desgoverne ou vire. Do mesmo jeito somos nós. Quando temos quer frear nossa vida, muitas vezes isso causa desequilíbrio e desestruturação da rotina e de todos aspectos relacionados à saúde mental”, observa.

Rosa pontua que as pessoas, muitas vezes, não conseguem se encontrar consigo mesmo e acabam preenchendo o tempo para não ter que lidar comsuas próprias questões. “Mas, o isolamento social tem um fator positivo, pois é um momento de entrar em contato conosco. Para alguns é fácil e paraoutros é doloroso. Entrar em contato com suas próprias dores, resignificar o passado, perdoar, entender o porquê isso está acontecendo, pensar que apesar de tudo de negativo que o Covid trouxe há também aspectos positivos”, ressalta.

Ela assevera que esse é o momento de fazer perguntas transformadoras para si, como por exemplo:  que vida é essa que quero ter? Será que estou feliz com aquilo que eu vinha fazendo? Seráque é esse trabalho que eu quero? Será que e esse relacionamento que eu quero? “Enfim essas perguntas poderão nortear a vida para um novo recomeço”, frisa

Autocuidado

Rosa Leite enfatiza que como medidas preventivas, as pessoas tem que investir no autocuidado, entre eles; se desligar do celular por alguns momentos e buscar o equilíbrio de si. “As pessoas acham que tratar da saúde mental é apenas ir ao psicólogo ou a um psiquiatra, mas saúde mental envolve outras medidas, como por exemplo, praticar atividades físicas que melhorem onível de serotonina e dos hormônios; a alimentação também, pois existem alguns alimentos que podem aumentar o risco de contrair algumas doenças e também aumentar a ansiedade e a depressão”. 

Ela cita também o fortalecimento da fé, “pois ela move faz com que a gente tenha esperança e enfrentar as situações de nossa vida”, Destaca,ainda, cuidar do relacionamento, pois em algumas situações a pessoa está em um relacionamento abusivo e não sabe, acha que o ciúme é cuidado, mas não é. Rosa fala da importância de se evitar entrar em contato com conteúdo negativos que circulam nas redes sociais, notícias negativas e fakeNews, que podem ocasionar impacto na saúde mental aumentar a ansiedade. 

Outra recomendação é não ver celular ou TV antes de dormir pois acabam inibindo o hormônio do sono. Rosa Leite afirma que chorar também é positivo, pois o que o corpo não diz a pessoa acaba sintomatizando o problema, e causando estresse ou ansiedade. Aconselha tomar banho de sol diariamente, pois ajuda a produzir a vitamina D.

Para manter o equilíbrio ela cita a necessidade de se manter uma rotina. Ter momento para acordar, trabalhar, brincar com as crianças, fazer tarefas domesticas, se exercitar, auxiliar os filhos com os deveres, enfim criar uma rotina salutar e ter horário para dormir. “É importante que as crianças tenham uma rotina para que não estranhem quando a normalidade voltar. Os pais também devem ter uma rotina, pois não adianta estar dentro de casa sem preservar os hábitos saudáveis”, finaliza.