Qualificação para pessoas com deficiência é iniciada em Eusébio

terça-feira | 04/10/2022
Fotos: Namme Eusébio

Nesta segunda-feira (3), teve início a primeira turma do Curso de Assistente Administrativo da Ação de Qualificação Social e Profissional para Pessoas com Deficiência (AQSPCD). A Ação de Qualificação é uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), que tem o objetivo de contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado do trabalho por meio da qualificação profissional.

No município de Eusébio, a ação também conta com a parceria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME). A aula inaugural foi realizada nas dependências do NAMME Eusébio.

Patrícia Studart, secretária-adjunta de Desenvolvimento Social de Eusébio destaca que algumas empresas que tem sede em Eusébio não estão conseguindo atender as cotas de pessoas com deficiência. “Pensando nisso, nós resolvemos capacitar e qualificar esses jovens para o mercado de trabalho já existente em Eusébio. É um curso pioneiro no município. A gente ainda está tentando vencer o desafio de sensibilizar os familiares de que esses jovens são capazes de estarem no mercado de trabalho e não viverem simplesmente do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC)”, destacou.

Elieuda do Vale, Coordenadora do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME) pontua a participação de 12 jovens na capacitação.  “Ao todo são 12 jovens com deficiências variadas, maiores de 18 anos, todos com laudo e com permissão dos familiares para fazer a capacitação. Através desta ação estamos habilitando pessoas com deficiência para inserir no mercado de trabalho, dando oportunidade de desenvolvimento social e pessoal para os envolvidos”, destacou.