Retrospectiva 2022: Sala do Empreendedor capacita e facilita acesso de trabalhadores ao mercado de trabalho

terça-feira | 27/12/2022
Ao todo foram encaminhados para o mercado de trabalho, até dezembro, 1.729 trabalhadores eusebienses (Foto: Jully Lioba/PME)

A gestão do prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, coloca como prioridade a missão de capacitar os trabalhadores eusebienses. Por isso, conta com a Sala do Empreendedor, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), que faz a intermediação junto às empresas e o SINE, viabilizando vagas de emprego para a colocação desses trabalhadores no mercado de trabalho, além de facilitar a vida dos microempreendedores a abrirem seus negócios.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a Sala do Empreendedor tem por objetivo facilitar a vida dos trabalhadores e empreendedores eusebienses. “A Sala atua para desburocratizar o processo de registro e licenciamento de empresas e atua, em parceria, com o SINE para encaminhar os trabalhadores para o mercado de trabalho, além de oferecer serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais e cursos para capacitação dos trabalhadores,” frisou.

Segundo a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Patrícia Studart, durante o ano de 2022 foram 11 cursos realizados em parceria com outras instituições, sendo capacitados 246 trabalhadores do município.
Os cursos de qualificação profissional realizados pela Sala do Empreendedor em 2022 foram os seguintes: vendedor do comercio de mercadorias (25 vagas); curso de barbeiro – turma 1 (20 vagas); auxiliar de escritório – turma 1 (24 vagas); assistente administrativo (22 vagas); auxiliar de escritório – turma 2 (20 vagas); inglês (20 vagas); recepcionista em serviço de saúde (25 vagas); almoxarife (25 vagas); escriturário de banco (25 vagas); juventude presente (20 vagas) e curso de barbeiros – turma 2 (20 vagas).

Já com relação a abertura de MEI’s (Microempresas Individuais) totalizaram 68 novas microempresas cadastradas em diversas áreas, muitas das quais abertas por trabalhadores capacitados pelos cursos realizados pela Sala do Empreendedor. Ao todo foram encaminhados para o mercado de trabalho, até dezembro, 1.729 trabalhadores eusebienses, um trabalho em conjunto com o IDT/SINE de Eusébio.

Black Friday

Em maio deste ano, a Sala do Empreendedor, em parceria com o SINE/IDT, realizou uma manhã de serviços em comemoração do Dia do Trabalhador. O serviço mais procurado foi a seleção das empresas para vagas no mercado de trabalho. Também houve corte de cabelo, teste de glicemia e medição de pressão, palestra sobre a elaboração de currículo profissional e seleção para o Programa Jovem Aprendiz.

Patrícia destaca ainda a realização em parceria com o SINE do Black Friday de Empregos, em novembro deste ano. O evento disponibilizou mais de 150 vagas de empregos formais com carteira assinada e contou ainda com: com café da manhã para os participantes; teste glicêmico, atendimento presencial aos trabalhadores e impressão de currículo; palestra como elaborar um currículo profissional e sobre o comportamento em uma entrevista de emprego; seleção com empresas parceiras convocadas e recebimento de currículos de Jovem Aprendiz (Participação do IEP).