Retrospectiva 2022: Secult volta a realizar eventos presenciais e implanta NAEC nos bairros

quinta-feira | 29/12/2022

A Secretaria de Cultura e Turismo de Eusébio (SECULT) realizou inúmeros eventos neste ano como Paixão de Cristo; Eusébio Junino; Pizza Fest; Eusébio Pet Day; Natal Mágico nas localidades e sede, homenagem ao Luiz Gonzaga, Semana Literária da Biblioteca Patativa do Assaré, entre outros. A encenação da Paixão de Cristo, um dos eventos tradicionais e importantes do município, foi retomada após paralisação por conta da pandemia do Covid-19.

O primeiro dia da Paixão de Cristo 2022 recebeu 10 mil pessoas e 12 mil entre o segundo e o último dia. O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, destaca a importância desse evento. “A realização desses eventos após termos passado pela fase mais crítica da pandemia, nos traz muita alegria, pois o povo também merece se divertir com sua família. Fazemos com muita organização, responsabilidade e qualidade, e o povo retribui com paz e ordem. Isso só mostra que nosso município é muito bom para se viver”, destacou.

Tarcísio da Cultura, secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, pontua a importância do evento Paixão de Cristo 2022. “Na encenação deste ano, tivemos um aumento no número de participantes no espetáculo e a dedicação de todos eles fez com que a “Paixão de Cristo” fosse o sucesso que foi.  Só temos a agradecer a todos que fazem a administração pelo apoio e parceria. E a todos os que atuaram no espetáculo”, destacou.

Em junho, a Secult realizou o Eusébio Junino, evento que trouxe artistas da terra e nacionais como Taty Girl, Waldonys, Lagosta Bronzeada, dentre outros que fizeram a animação do público em todos os dias de festa. Como parte do Eusébio Junino, também aconteceu o XVI Festival de Quadrilhas Juninas na arena montada no Polo de Lazer Ivens Dias Branco, que consagrou a quadrilha junina Zé Testinha como vencedora. O Eusébio Junino recebeu 25 mil pessoas por dia.

Além dos eventos presenciais realizados, outras demandas também fizeram parte das ações da Secult, como por exemplo: a retomada das aulas nas escolas de dança e de idiomas no NAEC Sede e a implantação do NAEC nos bairros Jabuti, Mangabeira e Santo Antônio com o objetivo de levar aulas de qualidade com profissionais capacitados para todos.

A Secretaria de Cultura e Turismo já vislumbra as ações para 2023 que são: Paixão de Cristo com 2 dias de espetáculo e com 1.500 participantes; Eusébio Junino com 10 dias de festa; Festival de Quadrilhas Juninas nos bairros Santo Antônio, Jabuti, Mangabeira e Sede.

Confira todos os eventos realizados em 2022 pela Secult.

1. Reisado;

21. Dia das Crianças na Biblioteca;

22. Semana Literária da Biblioteca Patativa do Assaré;

23. Cine Biblioteca, todas as sextas-feiras;

24. Premiação do Leitor Majestade, os maiores leitores da Biblioteca, que ocorre a cada 3 meses;

25. Aniversário da SECULT;

26. Prova contra relógio no Autódromo