Retrospectiva 2023: AMT fortalece educação de trânsito e sinaliza novas ruas

sexta-feira | 29/12/2023

A Autarquia Municipal de Trânsito de Eusébio (AMT) realizou durante o ano de 2023 várias ações de educação de trânsito e blitz educativa. Ao todo, foram realizadas 19 palestras educativas em empresas instaladas no município com mais de 1.000 colaboradores impactados. Ainda na parte educacional, 7 escolas do município receberam palestras dos profissionais da AMT, com mais de 300 alunos participantes. Os temas das palestras tiveram como foco, orientações sobre o trânsito para os futuros condutores.

Foram realizadas também ações da campanha Maio Amarelo e na Semana do Trânsito, em setembro. Em parceria com a Assessoria de Políticas sobre Drogas, realizou a formação de 40 alunos da Escola de Promoção á Vida (EPV), essa formação possibilitou que os 40 alunos se tornassem jovens instrutores de trânsito. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) deu início ao Projeto Educa trânsito com 2 turmas na escola Maria de Fátima Façanha Silveira.

O suporte operacional da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) utiliza três sistemas importantes, que são: Sistema CAD – sistema utilizado para atendimento e despacho das ocorrências da Autarquia Municipal de Trânsito; Sistema ATSMD2I – CÂMERAS E RADARES – O sistema abrange a leitura dos radares e câmeras que estão localizados no município do Eusébio pela AMT. Funciona com a leitura de todas as placas que passam em nossas câmeras, exibindo as imagens dos veículos, que servem para pesquisa de trânsito (IPVA, licenciamento em atraso, CNH vencida); e Sistema Talonário – O talonário eletrônico é utilizado pelos agentes para pesquisa de dados dos veículos, dos motoristas, para efetuar os autos e para registro de boletim de ocorrência de trânsito – BOAT.

A AMT também realizou sinalizações no município. Ao todo, 97 vias do município foram sinalizadas, foram implantadas 30 lombadas para redução de velocidade, foram implantados 4 equipamentos de fiscalização eletrônica, foram implantadas 3 faixas elevadas para pedestres, 1 novo semáforo implantado (Eusébio de Queiroz x Rua Blumenau). A AMT também iniciou a implantação da ciclofaixa na Avenida Eusébio de Queiroz.

Confira outras ações de setor de Educação de Trânsito da AMT

• Ação de Blitz educativa – Carnaval Seguro
  • Ação educativa no NAMME
  • Ação Maio Amarelo
  • Ação Semana do Trânsito
  • Projeto Rodovida junto a Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Confira as estatísticas da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT).

• Mais de 65.000 mil veículos abordados;
  • Mais de 500 blitz operacionais realizadas;
  • Mais de 700 ocorrências atendidas, sendo 321 delas colisões de trânsito;
  • Mais de 1.369 veículos irregulares removidos;
  • Apoio as Pedaladas Levando Soluções;
  • Apoio ao evento Pizza Fest, Marcha para Jesus, Paixão de Cristo e Natal Mágico.