Retrospectiva 2023: Assessoria de Políticas Públicas da Mulher aumentou o número de atendimentos em 2023

quarta-feira | 27/12/2023

A Assessoria de Políticas Públicas da Mulher de Eusébio, iniciou em maio deste ano os atendimentos de prevenção ao câncer de colo de útero na Policlínica Acilon Gonçalves. Os exames são destinados a mulheres de 25 a 64 anos de idade. Ao todo, foram realizados 464 exames de prevenção.

O Mutirão de mamografias foi outro serviço realizado pela Assessoria com o objetivo de prevenir contra o câncer de mama. Durante o ano foram realizados quatro mutirões na cidade por meio do serviço do Caminhão Amigo do Peito. Ao todo, foram 937 mamografias realizadas.

Yara Steremberg destaca sobre os exames preventivos realizados.  “Neste ano avançamos ainda mais na prevenção ao Câncer de mama e nos exames de prevenção ao câncer de colo de útero. Tivemos muita procura pelas mulheres e realizamos ao todo 464 exames de prevenção, começados em maio e encerramos no mês de novembro. Voltaremos com os atendimentos na Policlínica a partir de janeiro de 2024. A intenção com essas prevenções é diminuir os casos de câncer de colo de útero e os casos de câncer de mama aqui no município”, disse.

O prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves reforça que os exames de prevenção “As mulheres precisam ficar atentas a qualquer alteração no seu corpo e procurar o atendimento na unidade de saúde mais perto de sua casa. O diagnóstico precoce pode prevenir uma situação mais crítica e fazer um tratamento mais adequado”, disse.

Além dos exames, a Assessoria de Políticas Públicas da Mulher de Eusébio realizou outras ações em 2023 em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Eusébio (COMDIM), tais como: Roda de conversa e palestras em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização ao combate da violência contra a mulher; uma ação em alusão ao Dia Internacional de eliminação da violência contra as mulheres.