Retrospectiva 2023: Prefeitura de Eusébio cria Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda e fortalece capacitação para o mercado de trabalho

terça-feira | 26/12/2023
Fotos: Levy Oliveira/PME

Em janeiro deste ano, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (SETRA) foi criada pela Prefeitura de Eusébio com o objetivo de otimizar a articulação e implementação de ações estratégicas de promoção do desenvolvimento e da implantação no município de microempresas, pequenas empresas e micro empreendimento individuais e de propor e executar as ações relacionadas ao Sistema Nacional de Emprego (SINE) no Município; planejar, implantar, coordenar e executar a Rede Municipal de Qualificação Profissional (REMUQ).

A SETRA também é responsável por executar ações relacionadas ao Trabalho, Emprego e Renda, qualificação profissional e seleção para empregos no âmbito de Eusébio. Patrícia Studart, secretária de Trabalho, Emprego e Renda destaca que 2023 foi um ano de boas conquistas da Secretaria. “Neste ano de 2023 recebemos novas empresas no município, principalmente um novo Shopping e Escolas que abriram vagas para os eusebienses. Nós tivemos a satisfação de fazer o treinamento de mais de 80% dos funcionários do Shopping Terrazo. Os novos empreendimentos que chegaram vieram para gerar mais emprego e renda no nosso município. Além disso, nós nos empenhamos para trazer mais cursos de qualificação para os munícipes como curso de corte e cabelo, marketing digital e o curso de construção civil para as mulheres”, destacou.

Outras funções da SETRA são: promover direta ou indiretamente o financiamento de atividades produtivas da economia formal e informal, preferencialmente aquelas enquadradas nas linhas do microcrédito, entre outras competências.

Em novembro deste ano a Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SETRA) recebeu o Selo Referência em Atendimento na categoria Ouro do Prêmio Prefeitura Empreendedora. A Sala do Empreendedor de Eusébio funciona há quatro anos e vem realizando durante esse tempo um atendimento de qualidade e responsabilidade com os microempreendedores e também com empregos e treinamentos.

O Prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves pontua a importância da criação da Setra. “Não restam dúvidas que a criação da SETRA veio para solidificar cada vez mais a geração de emprego e renda da cidade. A secretária Patrícia Studart e sua equipe tem demonstrado muitas vezes que estamos no caminho certo, que é trazer mais emprego e qualificação para a população. E, o Selo Ouro que recebemos atestou isso”, disse.