Retrospectiva 2023: Secretaria Municipal de Saúde amplia horário de atendimento nos postos, fortalece serviços do CER e Leitos de UTI

sexta-feira | 29/12/2023

A Secretaria Municipal de Saúde de Eusébio avançou em muitos aspectos em 2023, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde com a ampliação das equipes de saúde da família, estendendo o horário de funcionamento até as 21h dos Postos de Saúde do Jabuti 20, Santo Antônio (Pedras) e Lagoinha.

Outros postos de saúde tiveram um aumento do número de equipes para melhorar atendimento. As UBS Coaçu, Mangabeira, Timbú e Tamatanduba, passaram a dispor de duas equipes de saúde da família. As equipes de PSF foram ampliadas de 19 para 25.

O secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiros destaca que com a ampliação do horário dos postos, a população passou a procurar o atendimento perto de casa evitando ir na UPA. “Com a ampliação no horário dos postos de saúde dos bairros Jabuti 20, Pedras e Lagoinha conseguimos reduzir significativamente a demanda de pacientes da Unidade de Pronto Atendimento 24h(UPA). A média de procura de pacientes da UPA nesse primeiro momento da noite diminuiu em torno de 25% se comparando ao mesmo período de 2022, quando não tinha o horário de funcionamento dos postos até às 21h”, destacou.

Um outro serviço disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde e que tem dado bons resultados é o “Projeto Curativo em Casa”. O serviço é realizado por uma técnica de enfermagem que foi treinada e capacitada para atender pacientes idosos, pacientes com deficiência e outros pacientes com mobilidade limitada, que não podem sair de casa.

Raimundo Ribeiro Lopes Neto, secretário executivo da saúde destaca a parceria realizada com a FIOCRUZ no segundo semestre/2023 para realização do curso de protocolos de atendimento de pacientes acamados, beneficiando todos os componentes da Equipe do Serviço de Atenção Domiciliar(SAD). “A gente tem dado uma atenção maior na formação da equipe que atende pacientes acamados, seja a equipe do SAD, sejam as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para melhorar a qualidade da atenção diferenciada aos pacientes que estão com limitação de deslocamento’’, pontuou.

A Secretaria de Saúde passou a realizar Mutirões da Saúde nos Bairros, beneficiando famílias residentes nos condomínios e paralelamente nas comunidades, vinculadas aos postos de saúde. “Com esse movimento, nós fortalecemos os esforços de busca ativa vacinal, cadastro das famílias, avaliação de hipertensos e diabéticos, avaliação odontológica de crianças e gestantes, orientação nutricional, dentre outras ações”, disse Danielle Gondim, coordenadora da Atenção Básica de Eusébio.

Para Iones Jacinto, coordenador de Endemias, “estas iniciativas favoreceram melhorar o acesso dos agentes de endemias nos condomínios e nas comunidades para fortalecer as ações de controle de arboviroses, realizando inspeções domiciliares orientação para prevenção à Dengue, Chikungunya e Zica vírus, agregando a vacinação antirrábica animal”, disse.

Segundo o Secretário Adjunto da Saúde João Braga, “o Mutirão da Saúde nos Bairros conta com aceitação muito boa da população e tem sido uma oportunidade para estarmos mais perto das famílias e sentir as suas maiores necessidades”, reforçou.

Camilla Moura, diretora do CER, pontua que o equipamento consagrou-se no atendimento à saúde. “O Centro Especializado em Reabilitação (CER) consagrou-se em atendimento multiprofissional e já realiza mais de 7.000 atendimentos por mês. Com robusta equipe multiprofissional (15 especialidades), dispõe de 42 profissionais aptos a atender a todos os munícipes com atenção e qualidade”, pontuou.

O secretário Josete Malheiro lembra que “após a inauguração, há dois anos, o CER passou a ter uma grande demanda de atendimentos. Recentemente reforçamos o atendimento de oftalmologia, realizando três mutirões de saúde ocular. A demanda do CER cresceu ao ponto de às vezes superlotar os serviços e o estacionamento também”, disse.

“A Unidade Especializada da Pessoa com Autismo (UEPA) foi consolidada e atende mais de 300 crianças com autismo por mês, além de outras deficiências sindrômicas”, acentua Arismênia, Lima, coordenadora da UEPA.

Outra ação inovadora foi agregar ao CER o Mutirão de Mamografias, conferindo melhor logística, ficando mais acessível para a mulheres”, tendo sido superado a marca de mil exames de mamografias realizadas em 2023.

67 Agentes de endemias e Agentes comunitários de Saúde concluíram o Curso Técnico Saúde com Agente, realizado através da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, promovido pelo Ministério da Saúde e o CONASEMS: “Em março de 2024 teremos a segunda turma deste curso. É interessante que os agentes que não fizeram o primeiro, façam nesta segunda edição prevista para o primeiro semestre/2024”, disse o secretário de saúde de Eusébio.

O Prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves reforça. “Nós não temos medido esforços para atender a população com saúde de qualidade. Temos no hospital Amadeu Sá, 10 leitos de UTIs e vamos ampliar o número de leito de UTI no hospital para atender a demanda aqui do nosso município”, disse.